Como deve saber, a Intel está prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas, digna desse nome, no início do próximo ano! Uma série de placas gráficas denominada de Intel Arc Alchemist, que poderão trazer uma autêntica lufada de ar fresco para o mercado dos computadores, depois destes tão estranhos anos de 2020 e 2021.
Mas sabia que esta vai ser apenas a primeira de muitas gamas? É que a Intel nem sequer está a pensar seguir o calendário das rivais NVIDIA e AMD, que acabam quase sempre por substituir as suas gamas de 24 em 24 meses. Não… A Intel quer placas novas todos os anos.
Intel vai lançar uma nova gama de placas gráficas todos os anos
Portanto, a Intel já tem novas gamas em desenvolvimento, tudo calendarizado para chegar às prateleiras no início de cada ano. Aliás, a gigante dos microprocessadores já confirmou o nome de todas as novas arquiteturas, a começar pela Achemist, depois temos a Battlemage, posteriormente a Celestial, e por fim, a Druid.
Ou seja, pelo menos até 2025, já temos tudo mais ou menos planeado.
Entretanto, em termos de performance, é esperado que a placa topo de gama da Intel para 2022 fiquei ao nível da RTX 3070 da NVIDIA. Um componente que deverá custar algo como 499€, na altura do seu lançamento.
Se a placa chega a este preço? Bem, ninguém pode responder a isso, depois deste louco ano de 2021. Mas eu diria que não. Especialmente se o hardware tiver uma boa performance no mining de criptomoedas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Intel vai ter sucesso no mercado gráfico? Contra rivais como a AMD ou a NVIDIA? Se há coisa que não falta à gigante azul são recursos. Mas e o ‘Know How’? Ter dinheiro não chega, é preciso ter um bom produto, e agora a entrar no mercado, é preciso também um bom preço! Será que faz sentido lançar placas numa altura em que o mercado está numa altura tão estranha? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!