Os problemas nas linhas de produção de 14nm da Intel continuam… E por isso, de acordo com um novo leak/rumor, a empresa vai cortar no fornecimento de processadores para o mercado de construção de computadores. Um corte de 2 milhões de unidades, apenas neste trimestre.
Estava a pensar montar um computador com processador Intel? Talvez não seja grande ideia…
Com a Intel a adiar a produção em massa de produtos de 10nm até ao próximo ano, o processo de 14nm é agora insuficiente para dar vazão a toda a procura.
Devido a isto, segundo algumas fontes, a Intel decidiu reduzir o fornecimento de processadores desktop, para assim, tentar aumentar a capacidade de produção de CPUs para portáteis e para servidores.
Em suma, o número de processadores Desktop, no quarto trimestre do ano, deverá baixar das 8 milhões de unidades para a 6 milhões.
Em paralelo, os fabricantes de motherboards estão a sentir negativamente o efeito desta falta de stock. Com a Gigabyte, entre outras, à espera de uma queda nas receitas bastante significativa neste trimestre do ano.
AMD 7nm vs Intel 10nm – AMD oferece mais performance por Watt
AMD 7nm vs Intel 10nm – Os processadores de 7nm da AMD já estão em fase de amostragem! Dito isto, muito especialistas e entusiastas questionam-se agora…
Será que estes chips irão conseguir competir com a futura linha de CPUs de 10nm da Intel?
Na verdade, nem sabemos se os processadores de 10nm da Intel irão chegar a ser uma realidade…
- Intel nega os rumores que mencionam a ‘morte’ do seu processo de 10nm – Clique aqui
Por outro lado, os processadores de 7nm da AMD, baseados na arquitetura Zen 2, estão prestes a chegar ao mercado! Com uma data de lançamento algures no inÃcio de 2019.
(A Intel pode nem conseguir lançar os seus Ice-Lake de 10nm em 2019.)
Pois bem, enquanto a primeira geração de processadores AMD Ryzen, foi baseada no processo de fabrico de 14nm da Global Foundries. A nova geração de 7nm irá ser produzida pela TSMC!
Leia mais aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!