A AMD tem feito um sucesso absurdo no mercado, ao passar de uma quase falência, para força dominadora no mundo dos processadores. Curiosamente, até foi capaz de fazer umas brincadeiras no mundo das placas gráficas, ao conseguir acompanhar a velha rival NVIDIA no campo da performance.
No entanto, tudo indica que a AMD decidiu cancelar o lançamento de novos produtos para 2021, o que claro está, deixa uma porta aberta para a Intel retaliar com tudo o que tem.
Uma excelente oportunidade para a gigante azul dos microprocessadores, que pode ser assim a primeira a chegar ao mercado com suporte aos standards DDR5 e PCIe 5.0. Abram alas aos processadores Intel Alder Lake-S!
Intel tem agora uma oportunidade brutal para ultrapassar a AMD!
Portanto, tudo indica que a Intel vai ter uma oportunidade de ouro para voltar em força ao mundo dos processadores. E pelos vistos, está a preparar-se para aproveitá-la com tudo o que tem. Afinal de contas, se tudo isto for verdade, os novos Intel Alder Lake-S podem muito bem ser uma das transições mais interessantes de sempre no mundo dos computadores.
Os novos processadores Intel Alder Lake-S chegam ao mercado em Novembro de 2021, com suporte à nova memória RAM DDR5 e standard PCIe 5.0
Isto acaba por ser muito curioso, visto que a AMD foi capaz de trazer suporte ao standard PCIe 4.0 muito antes da Intel, mas agora vai ser ultrapassada com o PCIe 5.0. Além disto, a Intel vai também lançar os primeiros processadores e motherboards com suporte à nova geração de memória RAM já em Novembro.
Curiosamente, como apostar apenas na memória RAM DDR5 seria um pouco arriscado, visto que ninguém sabe muito bem como irá estar o stock, ou os preços dos novos kits. A Intel vai também suportar RAM DDR4. Uma estratégia muito inteligente!
Além de tudo isto, tudo indica que os novos processadores vão adotar a filosofia big.LITTLE que já podemos encontrar em vários chips ARM. Ou seja, vamos ter vários núcleos de processamento diferentes dentro do mesmo chip. Alguns de alta performance, e outros de baixa performance, que irão ser utilizados dependendo da tarefa em mãos. Obviamente, que em certas tarefas, será possível utilizá-los todos ao mesmo tempo.
Em suma, as coisas vão ficar muito interessantes nos próximos tempos. E pelos vistos, a Intel pode mesmo regressar ao trono do mundo dos processadores ainda em 2021. Uma liderança que pode estar para durar, visto que depois temos os acordos da Intel com a TSMC a entrar em efeito. O que claro, retira a vantagem do uso de processos de produção mais avançados à AMD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!