Intel quer roubar a melhor parceira da rival AMD!

Ao que tudo indica, a Intel vai mesmo apostar forte e feio nas linhas de produção da TSMC. Algo estranho, porque desta forma, tudo aponta para que a Intel consiga mesmo roubar a maior e provavelmente melhor parceira que a AMD teve nos últimos anos… Ao fim ao cabo, já temos alguns rumores a apontar para uma parceria de produção entre a AMD e a Samsung. O que claro está, traz o fim, para aquilo que para muitos especialistas, foi a arma secreta da AMD para voltar à ribalta.

Algo incrível, visto que segundo o que tem chegado a público, a Apple reservou a grande maioria da quota de produção do processo de 3nm. Mas lá está… Se há algo que não falta à Intel, é dinheiro, e por isso mesmo, poder negocial.

Intel quer roubar a melhor parceira da rival AMD!

Intel, core

Portanto, segundo novas informações, a Intel está a negociar a utilização das novas linhas de 3nm da TSMC, para a produção dos novos processadores Meteor Lake. Linhas de produção, que deverão começar a produzir em massa algures no fim do próximo ano.

No entanto, de forma muito curiosa, estes chips de 3nm da TSMC, vão ser apenas uma parte de um todo gigantesco. Ao fim ao cabo, os processadores Meteor Lake vão ser nada mais nada menos que o resultado de um empilhamento de vários tipos de chips. Onde, ao que tudo indica, também vamos ter chips de produção Intel, desta vez, de 7nm.

Assim, a arquitetura Meteo Lake vai separar os vários componentes (Compute, I/O, Gráficos, etc…) em vários chiplets separados. O que neste “empilhamento” é tudo tratado como tiles. Sim, estamos a falar do Intel Foveros, que tanto deu que falar, mas ainda não mostrou o que é capaz de fazer no mercado propriamente dito. Dito tudo isto, parece que cada ’tile’ pode ser baseado num processo diferente! Com o CPU a ser produzido pela Intel (7nm), o I/O a ser produzido pela Intel ou pelos 5nm da TSMC, e por fim, o GPU a sair das linhas de 3nm da TSMC.

Entretanto, os processadores Meteor Lake fazem parte da décima quarta geração de processadores Intel Core, com um lançamento esperado para 2023. Antes deste lançamento, ainda vamos ter os processadores Raptor Lake, algures no final do próximo ano.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está pronto para ver uma Intel nos braços da TSMC, com a AMD a fugir para o colo da Samsung? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também