Como deve saber, a Intel lançou hoje (dia 4 de Novembro) a sua nova geração de processadores Core 12000 (Alder Lake-S), que entre muitas outras coisas, trazem um novo design big.LITTLE, apostando também em novas tecnologias como a memória DDR5 e armazenamento PCIe 5.0.
Mas… Será o suficiente para fazer abanar a AMD?
Intel quer contra-atacar! Mas a AMD está mesmo muito forte
Portanto, caso não saiba, a AMD conseguiu chegar à maior quota de mercado dos últimos 15 anos, no mundo dos processadores x86. Sendo esta a segunda maior quota de mercado, de sempre, na história da empresa. Curiosamente, no mundo dos portáteis, a AMD conseguiu chegar a sua maior quota de mercado de sempre.
Estes dados chegam-nos a partir da Mercury Research, que aponta para uma quota de mercado de 24.6%, uma subida de 2.1% relativamente ao último trimestre em estudo. Desta forma, a AMD está apenas a 0.7% de distância, relativamente à sua maior quota de sempre, de 25.3%, alcançada em 2006, na época dos processadores Athlon 64.
Ou seja, está tudo a correr muito bem para a rival da Intel. O que levanta uma questão… Será que a Intel não está um bocado atrasada com os Core 12000?
É que ao que tudo indica, apesar dos processadores baseados na inovadora arquitetura Zen 4 apenas chegarem algures na segunda metade de 2022. Tudo indica que a AMD já tem resposta para os Intel Core 12000, com os novos Ryzen 6000, baseados na arquitetura Zen 3+ com V-Cache.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o domínio da AMD está para continuar, ou a Intel voltou ao melhor caminho possível para recuperar a sua coroa e trono no mundo dos processadores? Ou… Quem sabe… Isto é tudo um período de transição e quem tem razão é a Apple com a sua grande aposta no Arm? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!