Intel: Quais foram as maiores oportunidades perdidas?

A Intel é uma gigante do mundo da computação, com muitos e longos anos de experiência. Porém, com a longevidade, é inegável que também existem muitas oportunidades perdidas, ou apostas mal feitas.

Sendo exatamente por isso que, numa altura em que a Intel voltou a crescer, nas mãos de Pat Gelsinger, é extremamente curioso perceber quais foram os maiores erros da gigante dos microprocessadores nos últimos anos, na opinião do atual CEO.

Intel: Quais foram as maiores oportunidades perdidas?

Portanto, como deve imaginar, fazer planos a curto, médio, ou longo-prazo, para guiar uma gigantesca empresa como a Intel, é tudo menos uma tarefa simples. Existem sempre muitos problemas no caminho, decisões erradas, ou com timings complicados. Especialmente quando estamos a falar de uma empresa que tem de sobreviver e evoluir num dos mercados mais complexos à face da terra.

Dito tudo isto, na opinião de Pat Gelsinger, os erros mais crassos na história recente da Intel estão na falta de visão relativamente à Inteligência Artificial, e também na produção de chips. Existiram também algumas menções à falta de aposta na parte mobile.

Pois bem, para dar algum contexto, a NVIDIA fez uma aposta incrível no IA, na altura certa. Resultado? A gigante das placas gráficas tem agora cerca de 80~90% da quota de mercado, e pratica o preço que quer, ou lhe apetece. Não existem (ainda) alternativas fiáveis ou reais para aquilo que a NVIDIA oferece. Isto com o problema de que com tanta vantagem, a NVIDIA pode simplesmente continuar a construir a partir daquilo que já tem, mantendo a vantagem durante muitos e bons anos.

A Intel está agora a apostar forte no IA, mas não é claro quantos anos serão precisos para chegar ao mesmo nível da rival NVIDIA.

intel, IA

Entretanto, no lado da produção de chips, são conhecidos os problemas que a Intel teve na passagem para os 10nm. Foi um ponto de viragem, que muito honestamente deu uma bolha de oxigénio à AMD, e na realidade transformou a TSMC na gigante que é hoje.

Entretanto, a Intel também decidiu apostar forte e feio nas suas linhas de produção, focando-se agora em produzir para todos os interessados, e não só para si. Isso permite escalonar a produção, e ter mais recursos de desenvolvimento para uma evolução mais rápida e acentuada.

Por fim, na parte mobile, a Intel nunca conseguiu oferecer soluções realmente apetecíveis para o mundo dos smartphones e tablets. Um outro erro que revela muita falta de visão por parte da empresa ao longo dos últimos anos. Esta falta de aposta acabou por dar origem a novas gigantes, como é o caso da Samsung, Arm, Qualcomm, e até deu força à Apple para desenvolver e produzir (a partir da TSMC) as suas próprias soluções.

Em suma, a não ser que exista uma máquina do tempo escondida algures na sede da Intel, não há como voltar atrás. O mercado mudou de forma muito significativa, e o futuro é agora uma incógnita. A Intel só pode aprender com os erros, e tentar fazer melhores opções para o futuro. Algo que parece estar a fazer… Mas… O discurso da Intel relativamente ao futuro dos processadores, nomeadamente acerca do ARM, continua a dar a sensação de que a gigante dos microprocessadores continua muito presa ao passado.

Os próximos anos servirão para perceber se a Intel vai adicionar mais “erros” à lista.

Siga a Leak no Google Notícias! Acompanhe sempre todas as notícias de tecnologia na Leak

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
spot_img

Leia também

Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

O Waze tornou-se numa ferramenta moderna e valiosa para evitar o trânsito intenso e encontrar o caminho em regiões movimentadas. No entanto, também está...

Estes insetos entram pelos ralos da cozinha e casa de banho!

Se reparou no aparecimento de insectos na sua casa de banho ou cozinha, pode ser complicado se não conseguir identificar o que são ou...

O que causa um sinal sonoro no carro que apareceu do nada?

Todos queremos estar a conduzir sem barulho. Quer dizer, a menos que seja a música que vem do rádio. No entanto, por vezes, não...

Sabe porque é que o seu telemóvel fica mais lento todos os anos?

Isto parece obra do destino ou pelo menos um facto inevitável. Parece que todos os anos o telemóvel fica mais lento e não se...

Como melhorar a velocidade do router da Vodafone, NOS e MEO

Se tudo estiver bem com o router do seu operador, quer seja ele, da NOS, Vodafone, MEO ou no futuro da DIGI ou outra...

Já pode testar os serviços da DIGI em Portugal! (Grátis)

Como estamos fartos de dizer, o mercado de telecomunicações Português está prestes a receber uma quarta operadora, a DIGI. Porque é isto tão importante?...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados