Como já dissemos algumas vezes na Leak.pt, as grandes empresas do mundo da tecnologia estão a olhar para 2023 como um ano de baixa procura, e por isso, de baixo investimento. Bem, nem todas as fabricantes vão baixar o investimento, mas um dos maiores nomes já deu o mote, ao cancelar um dos seus maiores e esperados lançamentos.
Intel: Planos para 2023 são pouco ambiciosos
Portanto, como já deve ter percebido, estamos a falar da Intel, que pelos vistos cancelou o lançamento dos seus processadores “Meteor Lake”, o primeiro produto baseado na nova estratégia IDM 2.0, que deveria ser lançado no próximo ano, para o lugar dos atuais Core 13000, de forma a apostar apenas e só em produtos menos poderosos baseados na atual arquitetura, e posteriormente, em uma nova gama de produtos baseados numa melhoria pouco significativa da atual arquitetura base.
Em suma, em 2023, vamos ver a chegada de processadores Intel Core 13000 non-K, mais baratos, e mais eficientes no consumo de energia, logo no início do ano, e claro, também dos novos “Raptor Lake Refresh” que não deverão ser muito diferentes daquilo que já podemos encontrar nas prateleiras.
Deverá ser algo muito similar ao que aconteceu em 2018~2019, altura em que a Intel lançou a sua arquitetura “Coffee Lake Refresh”, baseada na mesma exata arquitetura, mas com algumas melhorias, que até resultaram nos primeiros processadores com 6 núcleos físicos da fabricante.
Isto é perigoso!
Como deve saber, a AMD está um pouco mais fraca, devido à incapacidade dos Ryzen 7000 de competirem em questões de performance. Mas, no início do próximo ano, é expectável que a AMD volte para uma posição de domínio, graças ao lançamento dos novos Ryzen 7000X3D.
Por isso, apesar do facto de a Intel estar a planear um simples ‘refresh’. É provável que exista um acréscimo no número de núcleos, tal e qual como aconteceu em 2018~2019. Ainda não sabemos é se estes processadores, obviamente tão parecidos ao que já podemos encontrar no mercado, vão ou não mudar de socket.
Em suma, vai ser um ano de 2023 extremamente interessante!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!