Intel: Placas gráficas dedicadas apenas no verão. Fail?

Já andamos a falar das placas gráficas Intel há muitos e longos meses, mais ou menos desta a altura em que Raja Koduri, abandonou o seu cargo na AMD, para chefiar o esforço gráfico da gigante azul dos microprocessadores. Mas, verdade seja dita, 2022 tem vindo a ser uma tremenda desilusão neste campo! Afinal, era esperado um anúncio logo na CES 2022, em Janeiro, com um lançamento a acontecer no fim do primeiro trimestre, ou início do segundo (Março~Abril).

Contudo, ao que tudo indica, a Intel apenas vai estar pronta a lançar as suas primeiras placas gráficas dedicadas, no início do verão de 2022.

Ou seja, enquanto durante muito tempo, foi esperado que a Intel fosse a salvação do mercado de placas gráficas… É muito provável que este lançamento seja agora um flop. Mas vamos por partes.

Intel XeSS e novas placas gráficas no verão. Não é tarde?

Portanto, a Intel já anunciou o lançamento da tecnologia gráfica XeSS, que obviamente é uma ferramenta muito similar às já conhecidas AMD FSR e NVIDIA DLSS. É algo que vai ser crítico, para manter a performance das novas placas Intel Arc, minimamente aliciante, face ao que as grandes rivais NVIDIA e AMD têm para oferecer.

No entanto… Nesta altura do campeonato… Não parece que as coisas estão a acontecer demasiado tarde?

Ao fim ao cabo, é agora esperado, que em Abril~Maio, o preço das placas gráficas regresse finalmente ao normal. Aliás, é esperado, que algumas grandes fabricantes, como a ASUS, comecem a fazer descontos agressivos em grande parte da sua gama, dentro de algumas semanas.

rtx, nvidia

Ou seja, mesmo que a Intel chegue ao mercado com bons preços, e uma performance minimamente aliciante. A verdade é que já não vai ter a vantagem de encontrar um mercado sem stock, e com preços extremamente exagerados. Hoje em dia, pode ir a uma qualquer loja de informática, e encontrar versões de qualquer placa gráfica, e claro, como dissemos em cima, os preços estão a baixar de forma muito significativa, com a normalidade mesmo ao virar da esquina.

Isto já para não falar que a nova geração de placas gráficas (uma das grandes razões pela qual os preços estão a baixar), está neste momento a 5~6 meses de distância, e em Junho estará a pouco mais de 2~3 meses.

A Intel perdeu uma oportunidade de ouro para entrar no mercado? Ou será que ainda tem alguma chance? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também