A Intel não teve o impacto que muitos esperariam no mundo das placas gráficas, mas, verdade seja dita, também seria demasiado ambicioso esperar que, esta gigante, mesmo com os seus quase inesgotáveis recursos, viesse imediatamente para tirar o tapete à AMD e NVIDIA. As coisas não funcionam assim!
Por isso, apesar dos muitos rumores a apontar para uma retirada gradual do mercado, quem manda afirma que a Intel veio para ficar, e que a aposta só vai aumentar de nível ao longo dos próximos meses/anos.
Intel + Placas Gráficas: A gigante veio para ficar!
A Intel está neste momento a trocar de equipa de gestão, o antigo CEO saiu, e agora temos duas pessoas a servirem como co-CEO. Por isso, ainda há muito que não sabemos acerca do futuro da gigante azul dos microprocessadores.
Sendo exatamente por isso que um destes co-CEO (Micheless Johnstone Holthaus) veio a público, ao mesmo tempo que aproveitou o palco da CES, para afirmar que a Intel não vai abandonar o mercado de placas gráficas. Ora leia:
- “Estamos muito empenhados no mercado dos gráficos discretos e continuaremos a fazer investimentos estratégicos nesta direção.”
Uma afirmação que vai contra aquilo que Pat Gelsinger (ex-CEO) afirmou em Novembro.
- “O foco da Intel nos gráficos terá de mudar para grandes capacidades gráficas integradas”.
Algo que o mercado levou como uma Intel pronta a abandonar o lado das placas gráficas dedicadas, para se focar na integração de iGPUs.
Algura perfeita para esta afirmação!
A garantia da nova direção, de que a Intel continua empenhada no mercado das placas gráficas surge numa altura crítica para a empresa.
Apesar dos recentes desafios, incluindo o fracasso financeiro dos processadores para computadores portáteis Lunar Lake, a Intel tem conseguido o impensável… Que é algum destaque no mercado das placas gráficas!
A gigante celebrou recentemente o seu primeiro grande sucesso com a placa gráfica Intel Arc B580, que se esgotou rapidamente na maioria dos mercados.
No entanto, é preciso ter algum cuidado com a estratégia da Intel a longo prazo. Alguns especialistas especulam que o tom otimista desta co-CEO pode estar a ocultar uma retirada mais gradual. O foco da empresa pode estar a mudar para desenvolvimentos centrados na IA, espelhando as tendências recentes estabelecidas pelos concorrentes AMD e Nvidia.
Ainda assim, enquanto nada disso acontece, a Intel está a avançar com a sua linha de placas gráficas. Holthaus anunciou o lançamento iminente da GPU B570, uma opção ainda mais económica do que a popular B580.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!