A Intel acabou de fazer ‘tease’ aquilo que parece ser a sua primeira placa gráfica para Gaming!
Ainda não sabemos todos os detalhes, mas podemos dizer que a Intel irá lançar a sua placa gráfica em 2020, com a promessa de mais informações nos próximos meses!
Como deve saber, a Intel nunca comercializou placas gráficas dedicadas… Por isso precisava de alguém nos seus quadros com a perícia necessária para desenvolver algo para entrar no mercado em grande! Pois tanto a AMD como a NVIDIA já andam nesta vida há muitos anos, não são adversários fáceis de derrotar.
Em suma, é aqui que entra a contratação de Raja Koduri, o antigo patrão da AMD Radeon Tech! De modo a desenvolver a primeira placa gráfica Gaming da empresa!
Sem dúvida, a pessoa indicada, pois não só tinha o conhecimento… Como se encontrava descontente com o facto da AMD não conseguir competir de igual para igual com a NVIDIA!
Dito isto, em menos de um ano de Raja Koduri, a Intel já começou a dar alguns indícios que se está a preparar para a guerra!
We will set our graphics free. #SIGGRAPH2018 pic.twitter.com/vAoSe4WgZX
— Intel Graphics (@IntelGraphics) August 15, 2018
O ‘teaser’ parece que vem diretamente de Raja Koduri! Visto seguir exatamente a mesma linha de pensamento da AMD na altura do lançamento da arquitetura Polaris e Vega! Isto antes de decidir que não iria conseguir cumprir os seus objetivos e assim fazer as malas para voar até à base da equipa azul.
Tenho em conta rumores antigos, sabemos que a Intel está a trabalhar em pelo menos dois GPUs que serão usados para alimentar toda a sua linha de placas gráficas dedicadas e integradas.
Em suma, a arquitetura do chip seria escalonável de modo a poder ser implementada em qualquer segmento de mercado que a empresa desejar.
Pelo que sabemos, este GPU deverá ter o nome de ‘Artic Sound’. Contudo, também sabemos o nome de código do seu sucesso, ‘Jupiter Sound’! Quanto ao processo de fabrico, a Intel deverá lançar no mercado o seu primeiro produto de 10nm baseado na arquitetura ‘Ice Lake’ em 2020… Por isso, é bastante provável que estes GPUs partilhem o mesmo processo.
Quando soubermos mais novidades, iremos partilhar! O que pensa sobre tudo isto? Será bom para o mercado um terceiro concorrente? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!