A Intel está a ter um 2018 bastante complicado, ao sentir a concorrência da AMD como já não sentia há mais de 10 anos!
Como se deve lembrar, até ao lançamento dos primeiros AMD Ryzen no ano passado… A Intel andava basicamente a passear pelo mercado! Lançando geração atrás de geração com mudanças muito pouco significativas, e por isso, aumentos de performance na ordem dos 5%.
Foi por isso que a sétima geração de processadores Intel Core não aguentou o tempo que seria suposto no mercado! Isto devido à pressa da Intel de lançar a nova geração ‘Coffee Lake’ para competir com a AMD.
Que apesar de trazer algumas coisas novas, como um aumento de núcleos já há muito esperado… Acabou por ser um lançamento demasiado apressado e por isso pouco refinado!
Por isso, após o lançamento da segunda geração de processadores Ryzen, e das recentes notícias de adiamento do processo de fabrico de 10nm… A Intel vê-se novamente obrigada a lançar uma nova gama de processadores antes da data planeada!
- Intel – Processadores de 10nm adiados para 2020! – Clique aqui
Pois bem, o refresh da arquitetura ‘Coffee Lake’ está prestes a ser lançado, e consigo vai trazer um novo aumento de núcleos físicos!
Este lançamento estava originalmente planeado para o primeiro trimestre de 2019! Isto com a plataforma Z390 de 14nm. No entanto, a AMD começou a comer demasiada quota de mercado à Intel, e por isso a empresa teve de tomar uma decisão rapidamente.
Em suma, o chipset Z370 vai mudar de nome para Z390! E assim, os produtos que deveriam ser lançados no primeiro trimestre de 2019, vão agora ser lançados no último trimestre de 2018, provavelmente em Outubro!
A Intel até queria antecipar ainda mais este lançamento, no entanto os distribuidores e retalhistas ainda têm uma grande quantidade de processadores e motherboards da atual geração em Stock! E como os novos processadores não precisam de uma nova motherboard, é bem provável que queira comprar um processador de 9ª geração, apenas compre o processador e esqueça completamente a nova plataforma Z390.
Ou seja, muitas lojas e armazéns ficariam agarrados a um enorme stock de produtos da presente geração! Um pouco à imagem da NVIDIA e as suas placas gráficas ‘Pascal’ GTX 10.
- NVIDIA ‘Made To Game’ – Campanha para acabar com o stock de placas gráficas! – Clique Aqui
Conclusão
Para não canibalizar as suas próprias vendas, a Intel vai fazer um ‘Paper-Launch‘ no dia 14 de Agosto. Por isso, quem estiver interessado nos novos processadores vai ter de esperar pelo menos até Outubro para ver as Reviews e claro, para lhes meter as mãos.
Paper-Launch – Lançamento de um produto em quantidades muito limitadas. A ideia é dar a oportunidade à empresa de dizer que tem o componente mais rápido do mercado. Antes de o conseguir produzir em massa.
Para finalizar, o lançamento irá consistir em três processadores:
- i9-9900K
- i7-9700K
- i5-9600K
Destes três processadores, os mais excitantes são sem dúvida o i9-9900K e o i7-9700K que deverão ser os primeiros processadores octacore da empresa! Isto enquanto o i5-9600K não irá ser muito diferente do atual i5-8600K.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!