No início desta semana, surgiram alguns relatos a alegar que a Intel estava em conversações com a TSMC para libertar um pouco as suas linhas de 14nm.
Pois bem, numa tentativa de dissipar estas alegações, a Intel emitiu uma declaração sublinhando que está apenas a investir na sua própria capacidade de fabricação de 14nm.
A razão para a pressão sobre o atual processo de 14nm vem da luta incansável da Intel com o processo de 10nm! Com a produção adiada(novamente) para o quarto trimestre de 2019… Se tudo correr bem. Tradicionalmente, as motherboards utilizam o processo anterior, permitindo que os processadores façam uso do novo processo e satisfaçam assim a procura.
Contudo, isso mudou com a introdução dos chipsets H370 e B360, que trocaram o processo de 22nm pelo de 14nm ++! Em paralelo, o iminente chipset Z390 e a 9ª geração de processadores da Intel utilizam o processo mais recente, colocando ainda mais stress no já saturado nó de 14nm.
Devido a tudo isto, começaram a surgi rumores de que a Intel tinha entrado em contato com sua concorrente! A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), para reabastecer o rendimento supostamente em queda. A narrativa sugeria que a Intel manteria o controle sobre seus processadores baseados em servidor. Enquanto a TSMC lidaria com silício para equipamentos básicos como o H310.
Isso causou alguma preocupação entre os fãs… De que de repente haveria uma disparidade estranha entre o desempenho de alguns chips e chipsets, dependendo do fabricante. Felizmente, a Intel aliviou essas preocupações:
“Em resposta ao ambiente de procura mais forte do que o esperado, continuamos a investir na capacidade de fabricação de 14 nm da Intel”, diz a gigante dos processadores.
Embora isto não seja uma negação direta de que a empresa está a trabalhar com a TSMC. A ênfase colocada propositadamente no nome da Intel sugere que a TSMC não está sequer em cima da mesa.
O que no fundo, acaba por contrastar a afirmação da TSMC… De que estaria “a ajudar o crescimento de todos os segmentos de negócios da Intel“! Bem como elevando suas próprias expectativas projetadas como resultado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!