Na mais recente reunião de investidores da Intel, o CEO da gigante Norte-Americana dos microprocessadores respondeu a uma das perguntas que mais burburinho tem trazido para a indústria.
Estamos a falar do aumento da aposta no lado da arquitetura Arm, e chegada em massa deste tipo de chips ao mercado de computadores tradicional. Estará o domínio da Intel (e da AMD) em causa?
Curiosamente, a AMD já começou o desenvolvimento de processadores Arm para o futuro, com vários indícios de que a Intel também tem alguns projetos. Ainda assim, pelo menos publicamente, a Intel parece estar segura de que o X86 continua a ser a aposta que mais sentido faz para os próximos anos.
Intel não vê ameaça nos chips Arm. É um erro!?
Portanto, como já deve ter percebido pelo mundo mobile (processadores Exynos, Qualcomm Snapdragon e MediaTek), pela grande aposta da Apple em chips M, e mais recentemente pelas declarações e lançamentos de gigantes como a Qualcomm (Snapdragon Elite X), o mundo da computação tradicional está cada vez mais focado em chips Arm, deixando os grandes e sedentos de energia processadores X86 da Intel e AMD para trás.
Aliás, até a NVIDIA parece estar extremamente interessada em entrar no mundo dos processadores, tendo como base uma arquitetura Arm. Em suma, a concorrência parece cada vez mais feroz neste espaço. Sabe o que o CEO da Intel tem a dizer? Ora leia:
- “As alternativas Arm, em geral, têm sido relegadas para papéis bastante insignificantes no mundo dos PCs. Tenho de salientar que levamos toda a concorrência a sério. Mas penso que, de acordo com o nosso historial, e o historial do mundo tecnológico, não vemos como este tipo de alternativas sejam potencialmente tão significativas como se pensa para o nosso futuro. A nossa dinâmica é forte. Temos um plano sólido”.
Curiosamente, Pat Gelsinger até olha para o crescimento do Arm como uma oportunidade de negócio.
- “Quando pensamos noutras arquitecturas alternativas como a Arm, também dizemos, uau, que grande oportunidade para o nosso negócio de produção de semicondutores.”
Entretanto, se os chips Arm realmente começarem a ganhar mais tração, tudo indica que a Intel vai lutar com as suas ofertas x86 de próxima geração, como as gamas Meteor Lake, Arrow Lake, Lunar Lake e até Panther Lake.
Será a melhor estratégia? Ou a Intel está a ficar agarrada ao passado? Partilhe connosco a sua opnião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!