Intel não faz benchmarks às placas gráficas mais poderosas! Porquê?

Como deve saber, a Intel está prestes a entrar no mundo das placas gráficas dedicadas, isto depois de ter roubado umas quantas personalidades às rivais AMD e NVIDIA. Afinal de contas, até o antigo ‘boss’ da AMD Radeon Tech (Raja Koduri) é o atual homem nos comandos do projeto gráfico da Intel.

Dito isto, passado um ano, e depois dos primeiros rumores e ‘leaks’, a Intel decidiu contratar uma equipa de marketing para levar algum hype aos consumidores. Uma estratégia que se tem revelado bastante eficaz, ao trazer um novo nível de transparência para o mundo do desenvolvimento de hardware! Afinal de contas, temos tido muita coisa para partilhar acerca dos esforços da Intel, tudo informação oficial.

Afinal, logo no início desta aventura, a Intel falou em coisas porreiras como o suporte a Ray Tracing, cerca de 4096 núcleos físicos no GPU, tecnologia baseada nos afamados 10nm, etc… Aliás, na semana passada até tivemos a partilha do GPU Xe HP que Raja Koduri afirma ser ‘o Pai de todos os GPUs’.

Intel não faz benchmarks às placas gráficas mais poderosas! Porquê?

Intel Xe

Portanto, apesar de todas as promessas, das fotos partilhadas nas redes sociais, e óbvio potencial da Intel neste mercado. A verdade é que até agora, apenas temos informações reais acerca de um GPU Intel, o Xe DG1 SDV. Um produto de gama baixa que não deverá ser capaz de mais do que oferecer a performance de uma PlayStation 4. Aqui tenho de vos relembrar que a PS4 foi lançada em 2013 e já está prestes a ser substituída pela PS5.



O GPU Intel Xe DG1 SDV apenas irá contar com 96 unidades de execução (768 núcleos de processamento), 3GB de memória, e uma fraca frequência de 1.5GHz. O que não é nada mau para um produto de gama baixa, se for pequeno, barato e consumir pouca energia. O grande problema no meio disto tudo, é que depois do primeiro ‘leak’ de placas Xe HP (High Performance), nunca mais tivemos nada! E se por ventura o anunciado pela Intel for cumprido, o suposto lançamento está a apenas há alguns meses de distância.

Em suma, isto começa a ser um pouco estranho! Aliás, há quem diga que a partilha das fotos no Twitter há alguns dias atrás, serviu apenas como distração. Para de certa forma descansar os consumidores que a Intel está a trabalhar em algo realmente poderoso. Afinal de contas, muitos têm sido os leaks de benchmarks relativos à Intel Xe DG1, mas não temos tido nada relativamente ao resto das placas, o que é muito estranho.

Para finalizar, o que era muito interessante há 6 meses atrás quando tivemos o primeiro leak de especificações, é agora apenas uma miragem no deserto. Por isso, numa altura do campeonato em que tanto a AMD como a NVIDIA começam a revelar algumas coisas boas acerca das placas RDNA2 e Ampere, talvez seja uma boa ideia apresentar algo palpável e impressionante. Caso contrário, o esforço gráfico da Intel pode terminar da mesma forma que começou, do nada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também