Podia parecer que a Intel tinha desistido do mundo das placas gráficas dedicadas, mas afinal... Parece ainda existir vida no lado azul da força. Ou seja, depois de algum falhanço com as Arc A580 e A770, e de um sucesso tímido com as mais recentes Arc B580 e B570 do ano passado, tudo indicava que a marca estava (infelizmente) a recuar, especialmente com o silêncio absoluto que marcou o início de 2025.
Mas, ao que tudo indica, a Intel continua a trabalhar nos bastidores, felizmente com modelos bem mais ambiciosos em mente.
Nova gráfica misteriosa da Intel? Vem aí a Battlemage BMG-G31
Portanto, informações acabadas de chegar à Internet graças a registos de envio apontam para uma nova GPU com o nome de código BMG-G31. Esta placa gráfica parece ser baseada num chip superior ao que vimos nas B580/B570, e tudo indica que virá equipada com 24 a 32 núcleos Xe2, barramento de memória de 256-bit e 16 GB de GDDR6.
Contudo, apesar das especificações promissoras, há um detalhe importante: esta gráfica está listada como modelo “para fins de I&D”. Ou seja, Investigação e Desenvolvimento.
Em português significa que é uma placa gráfica que muito provavelmente nunca irá chegar às prateleiras. É pensada para perceber onde a tecnologia da Intel consegue ir neste exato momento.
Mais um modelo aparece nos registos: Battlemage C32?
Para adensar ainda mais o mistério, outro modelo apareceu com o nome BMG C32. Este nome mistura referências à geração Battlemage com a próxima arquitetura da Intel, Celestial (Xe3).
Dito tudo isto, o mais provável é que seja uma versão alterada do GPU G31, talvez com um foco diferente, ou até uma adaptação para testes em futuras plataformas como Panther Lake.
E o gaming? A Intel vai continuar a lançar gráficas para consumidores?
É a pergunta que todos fazem. Mas parece que sim.
A Intel está a passar por um mau bocado, e de facto, ainda não é capaz de bater o pé à NVIDIA e AMD neste espaço. Mas… Tem de continuar a tentar. É um mercado extremamente lucrativo, e que de facto precisa de concorrência.
A Intel só tem a ganhar em continuar o investimento.