Intel: Muito de bom, mas continua com muito de mau

É inegável que a Intel é uma empresa diferente desde que a AMD começou a pisar os seus calos em 2017 com a sua primeira geração de processadores Ryzen, e a passagem para o processo de 10nm foi um fail de proporções gigantescas que ainda hoje se fazem sentir no ecossistema da gigante azul da tecnologia.

É exatamente devido a estes problemas, e outros, que a Intel se viu obrigada a fazer várias mudanças importantes em vários departamentos, e na verdade, até na sua liderança.

Mudanças que já tiveram impacto, e por isso mesmo já deram azo a muita coisa boa, ao transformar a Intel numa empresa mais atenta ao consumidor, com mais desempenho, mais produtos interessantes, etc… Mas, há outras componentes que pura e simplesmente não mudam.

Intel: Muito de bom, mas continua com muito de mau

Portanto, ao que tudo indica, em vez de tentar fazer algo similar à AMD, que é lançar uma plataforma, e mantê-la durante muitos e bons anos, a Intel vai continuar a sua estratégia de mudar de socket como quem muda de roupa.

Afinal, enquanto a AMD lançou a plataforma AM4 em 2016, e ainda hoje a mantém com lançamentos de novos processadores, ao mesmo tempo que também já lançou a plataforma AM5 com planos para a manter durante muitos e bons anos, a Intel está agora pronta a lançar novas motherboards, novos processadores, e claro, um Socket diferente do atual para mandar todos os produtos antigos para a pilha do “obsoleto”.

Mais concretamente, com o lançamento dos Intel Core 15000, em 2024… A Intel vai mudar a sua plataforma ao apostar no socket LGA-1851 em vez do atual LGA-1700.

Quais são as diferenças?

produtos de limpeza domésticos PC, pc, gaming, produtos de limpeza domésticos PC

Bem, temos mais conectores, e pelos vistos, a força feita em cima do processador aumentou de 489.5N para 923N. Na parte da conectividade, tudo indica que a Intel vai apostar num acréscimo de 4 linhas de comunicação PCIe 5.0 para um SSD. Isto ao mesmo tempo que mantém as atuais linhas PCIe 4.0 para um segundo SSD.

Entretanto, apesar das diferenças, é esperado que todos os coolers lançados para as atuais motherboards continuem a ser suportados. (O que é normal… Tal é a velocidade com que a Intel muda de socket!)

Os novos Intel Core 15000 chegam algures antes do verão de 2024. Afinal, a Intel ainda tem um lançamento planeado para Outubro de 2023 (Intel Core 14000).

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também