Intel mostrou portáteis e consolas modulares. Futuro?

A Intel aproveitou a CES para mostrar alguns protótipos de consolas portáteis, e computadores portáteis, tudo produtos baseado em hardware Lunar Lake, onde a grande novidade é o facto de existirem características modulares.

Estamos a falar de troca de ecrãs, alguns componentes, e até a implementação de algumas dobradiças motorizadas.

Intel mostrou portáteis e consolas modulares. Futuro?

intel mostrou portáteis e consolas modulares. futuro?

Portanto, caso não saiba, a Intel aproveitou a CES 2025 para apresentar os seus conceitos de Computação Modular, utilizando protótipos muito interessantes de computadores portáteis e consolas portáteis, tudo com hardware de última geração.

Algo que chama a atenção, porque apesar de algum desenvolvimento ao longo dos anos, os aparelhos modulares nunca ganharam grande tração na indústria. Há quem diga que é uma tecnologia que nunca andou para a frente, porque as fabricantes preferem vender um produto completo, em vez de simples peças. Especialmente porque essas mesmas peças poderiam ser feitas por outras empresas fora do seu domínio, o que iria afetar a margem de lucro.

Mas, talvez não seja só por isso. Sendo exatamente por isso que de vez em quando aparecem algumas empresas a mostrar alguns produtos muito interessantes, como é o caso agora da Intel em parceria com a Quant.

Consegue imaginar comprar uma consola ou computador portátil onde poderia mudar o ecrã, o armazenamento, a quantidade de memória RAM, ou até o CPU/GPU? Seria algo incrível, que iria não só resultar em menos desperdício, como em um nível de performance alto muito mais fácil de se manter.

De facto, já existem consolas com alguma modularidade como é o caso da AYANEO 3. Porém, até aqui, a única coisa que se pode mudar são os comandos. Tudo o resto está “locked”.

Além disso, também já existem portáteis com alguma capacidade modular, a partir de empresas como a Framework.

Mas… Continua a ser algo muito longe de ser massificado.

intel mostrou portáteis e consolas modulares. futuro?

Além de capacidades modulares, a Intel também mostrou um portátil capaz de se abrir e fechar de forma automática, entre outros extras interessantes, como são os sensores para monitorização do olhar, e sistema de carregamento sem fios para o rato.

Isto vai chegar ao mercado?

Como sempre… Talvez sim! Mas provavelmente não. A Intel não quis falar sobre o assunto. Mas, a realidade é que o mercado está a mudar, e daqui para a frente, pode ser algo que do nada começa a fazer muito mais sentido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também