Infelizmente, a Intel falhou em rivalizar com o que a AMD lançou no fim do ano passado, com o recente lançamento dos Intel Core 11000 (Rocket Lake-S). Claro que os fãs dos processadores Ryzen estão todos contentes, mas na realidade, ter uma fabricante a dominar não é bom para ninguém. O objetivo aqui tem de ser sempre ter uma AMD e Intel equiparadas, para termos uma verdadeira luta em termos de preço, e desempenho.
Ainda assim, parece que temos algo a ganhar com os sucessivos falhanços da Intel… Afinal de contas, para conseguir competir com a velha rival, a gigante azul dos microprocessadores viu-se obrigada a baixar os preços.
Intel já começou a baixar preços! (Core 10000 e 11000)
Portanto, no mercado Internacional, o Core i7-11700K, que na verdade é o processador mais interessante da nova gama da fabricante, já teve uma queda de preço ligeira (420$ -> 405$).
Além desta baixa, temos também o Intel Core i7-10700K, o antecessor do processador mencionado em cima, que entretanto baixou para os 317$, uma queda de quase 100$.
O mercado não ficou impressionado com a performance, por isso, a Intel teve de baixar preços! O que é bastante bom, visto que ao contrário da AMD, a Intel tem bom stock de produtos.
Estamos a falar de um fenómeno que deverá evoluir bastante mais nos próximos dias/semanas. Aliás, cá em Portugal, ainda não se nota muito a baixa de preços, mas deverá ser uma questão de tempo.
Consegue imaginar um Intel Core i7-10700K a ~300€? É um CPU que oferece muito basicamente a mesma performance do i9-9900K, e que por isso mesmo, é uma autêntica besta do gaming. Seria um negócio muito interessante para quem jogar em QHD ou 4K, e tem uma placa gráfica poderosa na sua máquina.
É também esperado que os mais amigos da carteira i5-11600K e 10600K comecem a baixar de preço, de forma a rivalizar com os Ryzen 5 da AMD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.