O mundo da tecnologia não para de evoluir, como tal, até as grandes fabricantes têm de ter algumas cartas escondidas debaixo da manga. Neste caso, é a Intel, que parece estar a desenvolver um novo tipo de processador com o nome de VPU (Versatile Processing Unit).
Em bom Português, uma Unidade Versátil de Processamento, ou UVP.
Vamos perceber do que se trata?
Intel está a trabalhar num tipo de processador completamente novo!
Portanto, apesar de ainda não termos um anúncio oficial por parte da Intel, já temos muito material na Internet, publicado pela própria gigante do mundo dos processadores. Qual é o propósito deste VPU? Bem, é acelerar workloads IA.
Aliás, ao que tudo indica, esta novidade já vai fazer parte dos processadores Intel Core 14000 (Meteor Lake), que deverão chegar às prateleiras algures em 2023. É uma tecnologia que provavelmente vem da Movidius, uma empresa adquirida pela Intel em 2016.
Para quê esta aposta?
Bem, não é novidade nenhuma dizer que o IA é a palavra do dia, no mundo da computação. Todas as grandes empresas estão a investir forte e feio nesta tecnologia. Mas no caso da Intel, as coisas têm mesmo de ser um pouco diferentes.
Aliás, este VPU demonstra aquilo que é a estratégia a médio/longo prazo da Intel para o mundo dos computadores. Especialmente nestes tempos mais assertivos, em que grandes empresas, antigas parceiras, como a Apple, ou até a Samsung, começam a perceber que conseguem fazer processadores ‘in-house’ mais poderosos, mais eficientes, e claro, à medidos dos seus próprios produtos.
A Intel precisa de uma forma de se manter competitiva, e pelos vistos, o novo VPU é uma dessas soluções.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será uma forte aposta da Intel no mercado? Ou é apenas um dos caminhos que a gigante descobriu para se manter forte e desejada no mercado de processadores?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!