Intel e AMD decidiram dizer não à Rússia

De acordo com as sanções já em vigor, que por sua bloqueiam parte do fornecimento de chips de alta performance para a Rússia, a Intel e AMD seguiram o que foi acordado, e suspenderam todas as entregas acordadas. Isto pode vir a ter um impacto muito significativo na indústria Russa.

Intel e AMD decidiram dizer não à Rússia

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, é preciso salientar que esta suspensão está no lado profissional, tanto a AMD como a Intel vão continuar a fornecer processadores pensados para o consumidor normal, como são as gamas Core 12000 e Ryzen 5000.

Entretanto, as sanções nos semicondutores só começam no dia 3 de Março. Ainda assim, tanto a AMD como a Intel decidiram cancelar todas as encomendas, no imediato.

Quais são as consequências?

Bem, isto pode vir a provocar faltas de material muito significativas na indústria da aviação, na banca, e até na exploração espacial. Além disto, também pode vir a afetar sistemas críticos, tanto em corporações importantes, como até em ramos governamentais.

Curiosamente, tal como a China, a Rússia tem feito alguns esforços para se tornar independente de tecnologia estrangeira. Contudo, ao contrário da aliada China, a Rússia está a falhar miseravelmente neste esforço, como é o exemplo do chumbo do CPU Elbrus-8C, recentemente rejeitado pela indústria Russa, depois de testes de stress falhados.

Além de todo o impacto no comércio, isto também poderá ter algum impacto nas capacidades de guerra cibernética, por parte da Rússia.

Entretanto, além do bloqueio de hardware, também existe alguma pressão em cima de empresas como a Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp), Google (YouTube), e Twitter, para suspenderem os seus serviços em terras Russas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que isto vai ter impacto na economia Russa, ou é preciso fazer mais e melhor? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também