Intel descontinuou a família de processadores “Coffee Lake” (Core 8000)

Como deve saber, a Intel lançou muito recentemente a gama de processadores Core 10000 (Comet Lake-S), liderada pelo i9-10900K de 10 núcleos e 20 threads. Por isso, a gigante dos micro-processadores decidiu descontinuar a ‘velhinha’ gama de processadores ‘Coffee Lake’ mais conhecida como oitava gama de processadores Intel Core (8000).

Intel descontinuou a família de processadores “Coffee Lake” (Core 8000)

10900KF

Portanto, isto significa que vamos deixar de ver processadores Core 8000, bem como todos os produtos baseados na mesma arquitetura, como os Pentium Gold e Celeron no mercado. Dito isto, a partir de Junho, toda a gama está descontinuada! Ainda assim, todas as encomendas feitas até ao dia 18 de Dezembro deverão ser cumpridas pela Intel. (A última remessa a ser enviada, deverá sair dos armazéns no dia 4 de Junho de 2021)

Curiosamente, caso não saiba, a geração ‘Coffee Lake’ representa a primeira vez que a Intel decidiu aumentar o número de núcleos de processamento em resposta aos esforços da AMD com os seus processadores Ryzen, depois de apostar no ‘quad-core’ durante quase 10 anos.

Entretanto, dentro de 1 ano, o mesmo deverá acontecer aos Intel Core 9000.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


AMD vs Intel: Quando é que o número de núcleos faz a diferença?

No mercado atual de processadores, temos uma autêntica (e muito interessante) guerra entre o que a Intel oferece contra aquilo que a AMD oferece no mercado dos computadores Desktop… E ainda bem! Visto que durante muitos anos, tivemos a Intel sozinha no topo do poleiro com o monopólio do mercado de processadores x86.

Dito isto, o que não falta na Internet são comparações entre processadores como o Ryzen 9 3900X (12 núcleos e 24 threads) e o novo Intel Core i9-10900K (10 núcleos e 20 threads). Ou os mais baratos Ryzen 5 3600X com o Intel Core i5-10600K ambos com 6 núcleos e 12 threads.

Pois bem, como deve saber, a AMD ganha quase sempre no multithreading, enquanto a Intel ganha quase sempre no single-thread devido à sua vantagem no IPC (instruções por clock).



Leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também