Como deve saber, os novos Intel Core 11000 estão prestes a chegar de forma oficial ao mercado. No entanto, parece cada vez melhor ideia esperar pela geração Core 12000 que deverá chegar na segunda metade do ano… Afinal de contas, segundo os testes feitos até aqui, parece que a gama mais alta da nova geração de processadores Intel é uma desilusão em termos de performance relativamente ao que a AMD tem para oferecer.
Além disso, não existe uma diferenciação óbvia entre a gama i7 e i9… Visto que na verdade, sem limitações impostas pela própria Intel, são exatamente iguais.
Intel Core i9 e i7 ‘iguais’ em 2021!? Mais vale esperar…
Portanto, tudo indica que a nova geração de processadores Intel vai ser um pouco mais rápida que a atual gama ‘Comet Lake’. No entanto, parece que a gigante Azul vai continuar atrás da AMD, e muito provavelmente vai ter uma missão complicada no que toca à justificação do preço pedido pelos novos CPUs.
Afinal, ao que tudo indica, o novo suprassumo i9-11900K com 8 núcleos e 16 threads é afinal pouco mais rápido que o i7-11700K, que claro está, também conta com 8 núcleos e 16 threads. Por isso, a Intel vai limitar artificialmente os controladores de memória! À exceção do Core i9, para justificar um ganho de performance ligeiro e preço mais alto.
Como deve saber, nos últimos dias, tivemos acesso a alguns benchmarks, nomeadamente do programa CPU-Z, que mostra diferenças muito pouco significativas entre os dois processadores. Com ambos a chegar aos 715~720 pontos no teste single-core. Além disto, temos outros benchmarks a demonstrar uma gama Intel menos poderosa relativamente ao Ryzen 7 5800X, que nem sequer é o processador mais poderoso da rival.
Entretanto, a própria Intel afirma nos seus slides que o Core i9-11900K é entre 8 e 14% mais rápido relativamente ao i9-10900K.
Vamos saber mais acerca destes produtos no dia 18 de Março, altura em que a Intel deverá anunciar toda a gama com toda a pomba e circunstância. Contudo, começa a ser cada vez mais óbvio que os consumidores devem deixar esta gama de processadores passar! De forma a apostar nas novas plataformas Intel Core 12000 e Ryzen 6000. Que claro está, já deverão trazer suporte à memória RAM DDR5 e standard PCIe 5.0.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!