Intel Core i9-13900KS a 6GHz mete o 7950X no bolso

Nesta geração, é a Intel que está a levar a coroa da performance para casa, graças à sua recentemente lançada gama de processadores Core 13000, até aqui liderados pelo i9-13900K.

No entanto, como a Intel já está à espera de uma forte aposta da AMD em novos processadores com cache 3D, vai tentar aumentar ainda mais a distância entre as duas, ao lançar aquele que é o primeiro processador a chegar aos 6GHz, sem OCs massivos à mistura, o que por sua vez, significa um nível de performance 15% acima da besta de 16 núcleos e 32 threads da AMD (7950X).

Intel Core i9-13900KS chega aos 6GHz e mete o 7950X no bolso

Intel, core

Portanto, normalmente, o ‘KS’ chega para a Intel voltar ao poleiro, e meter a AMD no sítio. Porém, em 2023, as coisas não vão ser bem assim, com o novo i9-13900KS a chegar numa altura em que a Intel lidera sem grandes problemas, e na verdade, tem uma vantagem tão grande, que a AMD se tem visto obrigada a baixar, de forma significativa, os seus preços.

Dito tudo isto, o i9-13900KS chega ao mercado no dia 12 de Janeiro, trazendo consigo uma frequência boost de 6GHz, e claro, uma diferença de performance bastante palpável face ao atual topo de gama da sua velha rival, AMD Ryzen 9 7950X. Tudo graças aos 24 núcleos físicos, divididos em 8 núcleos P(erformance) e 16 núcleos E(ficiência). (Cada um dos núcleos P tem duas threads para oferecer)

Entretanto, como deve imaginar, este processador vai ser tudo menos barato. O que é normal, visto não ser um produto para as massas, mas sim um ‘flex’ da Intel.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante ver a forma como a Intel conseguiu voltar ao poleiro da performance, depois de alguns anos complicados? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também