Intel Core i9-13900K apareceu na Internet! O que muda?

Muito se tem falado dos novos Ryzen 7000 da AMD, e claro, das novas placas gráficas da Intel, AMD e NVIDIA. O que é perfeitamente normal, visto que estamos prestes a presenciar uma gigantesca revolução de atualizações no mundo dos computadores.

No entanto, por alguma razão, os processadores de nova geração Intel têm passado um pouco ao lado de todo o hype. Sim, estamos a falar dos Intel Core 13000, que não deverão chegar ao mercado muito tempo após os novos Ryzen 7000 da AMD.

Aliás, o novo Intel Core i9-13900K acabou de aparecer na Internet, revelando assim muita coisinha boa. Está pronto?

Intel Core i9-13900K apareceu na Internet! O que muda?

Portanto, uma amostra de um processador Intel Core i9, muito provavelmente o i9-13900K ou i9-13900, apareceu na Internet com um total de 24 núcleos, e 32 threads. Como deve imaginar, o novo topo de gama da Intel vai contar com o mesmo design big.LITTLE, onde poderemos encontrar um misto de núcleos focados na performance, com núcleos mais focados na eficiência energética. Desta vez, a divisão vai ser feita 8 (Performance) + 16 (Eficiência), em vez dos 8+8 do ano passado.

Além disto, vamos ter um aumento muito significativo no IPC, bem como uma duplicação da cache L2 em cada cluster. O processo de produção vai ser o Intel 7 (10nm SuperFin+).

Vale ainda salientar que vamos ter retrocompatibilidade com as motherboards da série 600 já no mercado, e muito provavelmente, também suporte a memória RAM DDR5. Curiosamente, nesta última parte, era esperado que tanto a Intel como a AMD deixassem o DDR4 de lado, mas como a AMD quer voltar atrás, a Intel também está a “imitar” a jogada.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Prefere o que a Intel está a preparar, ou o que a AMD vai lançar depois do verão? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também