Muito tem sido dito e ‘leaked’, acerca da nova geração de processadores Intel Core 12000, especialmente quando se fala do muito esperado topo de gama, i9-12900K. Pois bem, com o lançamento iminente, temos cada vez mais informações acerca desta nova gama de processadores, nomeadamente no campo da performance… É que ao que tudo indica, neste campo, a Intel vai ser uma força a ter em conta!
Intel Core i9-12900K destruiu tudo o que a AMD tem para oferecer
Portanto, em novos testes no conhecido Cinebench R23, o novo Intel Core 12900K chegou aos 30549 pontos no teste multi-core, ficando assim à frente do AMD Ryzen Threadripper 2990X (30054 pontos) e Ryzen 9 5950X (28647), ambos com mais núcleos e threads, relativamente à nova oferta da Intel.
Por enquanto, este parece ser o melhor benchmark para medir a performance da nova arquitetura big.LITTLE da Intel, que por sua vez conjuga núcleos de processamento focados na performance com núcleos focados na eficiência. Para conhecer a sua performance absoluta, é preciso utilizar o Windows 11, e ter programas já adaptados para a nova realidade.
Dito tudo isto, parece que a Intel vai ficar confortavelmente à frente de toda a gama de processadores AMD Ryzen. Afinal de contas, em alguns testes multi-core, a Intel até está a ficar à frente de autênticas bestas dos núcleos e threads, como é o Threadripper 2990X, que por sua vez conta com 32 núcleos e 64 threads.
Em suma, a nova guerra Intel vs AMD vai ser muito interessante, e até pode forçar a AMD a lançar uma nova gama de processadores, baseada na mesma arquitetura Zen 3, mas com algumas novidades no campo da memória cache (V-Cache), isto em vez de aguentar até 2022, para apostar tudo na arquitetura Zen 4.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Impressionado com a performance da Intel com a sua nova gama de processadores desktop? Está interessado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.