Intel Core 14000: Loucura! Mistura de 7nm, 5nm, 4nm e 3nm!

Como deve saber, a Intel lançou muito recentemente a sua nova gama de processadores Core 12000, que entre muitas novidades, traz suporte à nova memória RAM DDR5, suporte ao standard PCIe 5.0, e traz ainda um design inovador big.LITTLE.

Mas se pensa que a Intel parou com a inovação, nesta gama, está muito enganado… Os Intel Core 14000 já começam a dar que falar, com uma estratégia bastante estranha e um design que vai obviamente parecer ainda mais estranho no mundo dos PCs.

Ao fim ao cabo, parece que a Intel vai ter uma mistura de chips e processos de produção, de forma a criar o melhor CPU possível. Isto, com uma grande ajuda da sua nova parceira, a TSMC!

Intel Core 14000: Loucura! Mistura de 7nm, 5nm, 4nm e 3nm!

Intel, core

Portanto, os Intel Core 14000 ‘Meteor Lake’ vão chegar ao mercado com um design quad-tile em 2023, ou seja, algo muito parecido ao que a AMD já faz nos seus processadores Ryzen, agora levado ao extremo. Visto que neste novo tipo de design, vamos ter 4 chips empilhados de forma vertical, cada um baseado num processo diferente.

Assim, o tile responsável pelo processamento propriamente dito, deve ser baseado no processo de produção Intel 4 (7nm), posteriormente, vamos ter o tile do I/O baseado num outro processo, provavelmente o de 4nm da TSMC, e claro, com o tile do iGPU a ser baseado num outro processo, aparentemente o de 3nm da TSMC.

Assim, tudo indica que a grande maioria dos processadores de nova geração da Intel vão ser produzidos pela TSMC, e não pela própria empresa. Ainda assim, a parte mais importante, a do CPU, vai continuar a ser feito ‘in-house’, curiosamente com o processo teoricamente menos poderoso e eficiente.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que é a melhor estratégia possível para a Intel voltar ao poleiro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também