A Intel foi a primeira a apostar no suporte à nova geração de memória RAM (DDR5) com a sua muito recente gama de processadores Alder Lake-S (Core 12000). Mas se pensa que a RAM DDR4 está na porta de saída, já a dizer adeus, para nunca mais ser vista… Bem, está muito enganado!
Intel Core 13000: RAM DDR4 ainda vai ficar connosco mais algum tempo
Portanto, como deve saber, os recentemente lançados Intel Core 12000 trazem suporte à nova memória RAM DDR5, mas também trazem suporte à velhinha RAM DDR4. Isto porque o novo standard é ainda extremamente caro, e claro, no campo da performance, ainda não existem grandes vantagens na troca, especialmente quando começamos a olhar para a latência dos kits DDR5 lançados até aqui.
Por isso, por ainda não existirem grandes razões para saltar para a RAM DDR5, e também porque a crise de produção atual dita um baixo stock de kits de nova geração, tudo indica que a Intel vai voltar a apostar na RAM DDR4 no seu próximo grande lançamento de processadores.
Uma estratégia muito similar à atual. Ou seja, cada parceira terá de lançar duas versões de cada motherboard, uma com suporte a RAM DDR4 e outra com suporte a RAM DDR5. Os consumidores depois escolhem a melhor para o seu caso específico. Curiosamente, é muito provável que as atuais motherboards 600 Series da Intel também sejam compatíveis com a próxima geração de processadores, de forma a facilitar todo o processo.
Em suma, tudo isto acontece porque os preços da memória RAM DDR5 ainda estão demasiado altos, e deverão continuar assim durante mais algo tempo. (Leia-se, próximos 12~24 meses).
Mas a geração Intel Core 13000 deve ser a última gama de processadores da gigante azul a trazer suporte para o velho standard de memória. Ou seja, em 2023, vai ser DDR5 ou nada.