Os novos Intel Core 12000 (Alder Lake) vão chegar ao mercado ainda em 2021, com algumas novidades à mistura. Afinal de contas, vamos dar as boas vindas ao processo de 10nm (Intel 7), vamos ter processadores baseados em designs big.LITTLE, e claro, vamos também dar as boas vindas ao suporte das tecnologias PCIe 5.0 e DDR5.
No entanto, apesar do uso de um processo de 10nm em vez do tradicional processo de 14nm, e do design big.LITTLE… Os novos Intel Core 12000 vão gostar muito de energia elétrica. É um aumento muito significativo relativamente aos Intel Core 10000 e 11000.
Os novos Intel Core 12000 trazem novidades, mas são “esfomeados”
Portanto, muitos pensaram que o salto para os 10nm significaria um aumento da eficiência energética. E isto até pode ser verdade, mas ao que tudo indica, a Intel vai apostar tudo o que tem em performance, para claro, encostar a AMD à parede ainda em 2021.
Afinal de contas, já conhecemos mais ou menos o consumo destes processadores em IDLE e em LOAD, e os números não muito animadores.
Em suma, segundo o reportado, o consumo em “pico” vai subir entre 50~100W na nova geração de processadores Intel Core 12000 Alder Lake. Estamos a falar nas alturas em que o boost clock entra em pleno.
Entretanto, o segmento de CPUs de 165W também é completamente novo. Não tivemos nenhum processador a entrar nesta categoria nas gerações 10 e 11 da família Intel. No entanto, também é esperado que a AMD aposte num TDP de 170 com a sua nova arquitetura Zen 4. Ou seja…
Não são apenas as placas gráficas a apostar na performance, esquecendo a eficiência energética! Os processadores estão a ir pelo mesmo caminho!
Entretanto, é esperado que a Intel lance os primeiros processadores desta gama no dia 27 de Outubro, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!