Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que os stocks estão novamente a ‘crashar’, o que está a levar os preços a subir para o dobro. (Até ao fim do ano, a atual gama de placas gráficas vai estar entre 100% e 150% mais cara, relativamente ao seu preço de lançamento)
No entanto, existem algumas coisas muito interessantes a analisar, como a escolha do processo de produção. Ao fim ao cabo, a Intel preferiu as linhas de 6nm da TSMC, em vez das suas linhas Intel 7 (10nm). Sabe porquê?
Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas. Porquê?
Portanto, Raja Koduri foi recentemente entrevistado relativamente ao iminente lançamento das placas gráficas Intel Arc Alchemist, nomeadamente no ponto da sua produção. Afinal de contas, a Intel, que tem as suas próprias linhas de produção, decidiu subcontratar a TSMC, para a produção total das novas placas gráficas. Porquê? Bem… Segundo Raja Koduri, foi tudo devido à capacidade de produção.
Estamos a falar de placas gráficas capazes de rivalizar diretamente com as atuais RTX 3070 e RX 6700 XT. Mas que claro está, têm de chegar ao mercado a um preço muito competitivo, para que os consumidores optam pela ‘novata’ Intel, em vez das mais conhecidas e consagradas AMD e NVIDIA. Por isso, seria de esperar que a gigante azul dos semicondutores optasse pelas suas próprias linhas, de forma a conseguir ter margens mais interessantes. Mas não! A TSMC foi escolhida, mesmo tendo em conta a sua recente subida de preços em quase todas as linhas de produção, tudo devido à sua qualidade e capacidade de produzir em massa.
Entretanto, para a nova geração, a Intel já está a analisar se continua a fazer sentido continuar nas mãos da TSMC, desta vez apostando nas linhas de 5nm ou 4nm, ou mudar tudo para as suas próprias Fabs.
Será que a Intel vai optar por margens reduzidas de lucro, de forma a entrar bem no mercado. Ou vamos ter de pagar o preço do uso das linhas da TSMC no preço final de cada uma das novas placas Intel Arc? Isto é uma pergunta realmente muito importante, que pode definir o futuro da Intel no mundo gráfico.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!