Intel aposta na gama média para ultrapassar a AMD

Como já noticiámos aqui, a Intel está a preparar um novo lançamento em 2023, o que vai contra algumas das previsões dos especialistas mais sabichões do mercado. Afinal de contas, o mundo da tecnologia ainda não recuperou do impacto da pandemia, e como tal, a procura por produtos, ou componentes, ainda continua um pouco baixa.

Bem, ao que tudo indica, a Intel quer aproveitar o estado atual do mercado para mudar de estratégia. Por isso, vamos dizer olá aos novos Intel Core 14000 em Outubro de 2023, com a gigante do mundo dos processadores a fazer algumas mudanças interessantes a um dos processadores que mais costuma vender, ao mesmo tempo que fica à frente da AMD, que claro, só tem lançamentos agendados para o primeiro trimestre de 2024.

Intel aposta na gama média para ultrapassa a AMD

Portanto, antes de mais nada, é preciso salientar que os Intel Core 14000 são apenas um “refresh” aos atuais Core 13000. Ou seja, não são esperadas grandes mudanças no campo da performance, além de uma melhoria na eficiência, e algumas melhorias arquiteturais que podem elevar a performance à volta dos 5%.

Ainda assim, a Intel decidiu mexer um pouco na configuração do seu novo i7-14700K, ao acrescentar mais núcleos de processamento, bem como mais memória cache.

Ou seja, se o i7-13700K era um aproveitamento de um processador mais poderoso com dois clusters E desativados. O i7-14700K aparece com um destes clusters ativos, elevando o número de processadores para 8 (P) + 12 (E). Isto significa 8 núcleos focados na performance, cada um deles com 2 threads, e claro, 12 núcleos focados na eficiência energética. No total, o i7-14700K conta com 20 núcleos físicos, e 28 threads. Além disso, a cache sobre para os 33MB, e todas as frequências também sobem de forma ligeira.

Em termos de performance, já existem alguns testes na Internet, com uma unidade de engenharia a conseguir chegar aos 2192 pontos single-thread e 36296 pontos multi-thread, no benchmark Cinebench R23. Além destes números, o mesmo processador também foi capaz de chegar aos 14988.5 pontos no teste do CPU-Z. Em suma, um aumento de performance à volta dos 15%.

Assim, a Intel torna a sua gama média-alta mais aliciante, e chega mais cedo ao mercado com um produto novo, comparativamente à AMD.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também