Intel e Qualcomm estão com medo? De quem? Apple e Google!

Caso não saiba, a Apple, Google e Samsung têm eventos marcados já para a próxima semana. Onde a primeira vai lançar um portátil com o potencial para mudar o mundo da computação para sempre (link), e a segunda vai lançar uma nova gama de smartphones baseada nos seus primeiros processadores ARM de design próprio (curiosamente, com a ajuda da Samsung).

O mundo da computação está a mudar, e por isso mesmo, as velhas gigantes da indústria começam a demonstrar algum receio. Estamos a falar das ‘velhas’ Intel e AMD, mas também da mais recente Qualcomm, que até aqui tem dominado o mundo Android, com um punho de ferro.

Vamos por partes.

Intel, AMD e Qualcomm estão com medo? De quem? Apple e Google!

smartphones, coronavirus no smartphone

Portanto, na próxima segunda feira, a Apple vai lançar o seu novo MacBook Pro baseado no SoC M1X, bem como os seus novos AirPods 3. Logo a seguir, na terça feira, vamos dar as boas vindas aos novos Pixel 6, bem como, muito provavelmente, ver um ‘tease’ relativo ao primeiro dobrável da empresa.

Mas o que é interessante aqui, nem são os produtos propriamente ditos, são os processadores! Mais concretamente os SoCs M1X da Apple e Tensor da Google. São chips muito diferentes daquilo a que estamos habituados, e por isso mesmo, com um potencial imenso para mudar a forma como a indústria tem funcionado até aqui.

Especialmente quando olhamos para a Intel! Que está obviamente cheia de medo daquilo que a Apple tem para oferecer com o M1X.

Ao fim ao cabo, o SoC M1, que chegou ao mercado no final do ano passado, impressionou em várias vertentes, nomeadamente na performance e eficiência energética. Algo que, segundo vários ‘leaks’ o M1X vai levar ao extremo!

Aliás, a Intel tem passado os últimos meses a atacar a antiga parceira Apple nas redes sociais, bem como em vários anúncios publicitários. Uma estratégia que parece ter chegado a um novo nível de intensidade nas últimas semanas. Não é para menos, o M1 já esmagou muita da oferta da Intel no mundo mobile, por isso, o M1X vai ser uma nova facada tremenda nas aspirações da gigante azul dos microprocessadores.

Consegue imaginar um futuro em que o ARM é a resposta para todo e qualquer PC? Ou aparelho móvel, com a Intel a ver a sua quota de mercado a fugir pelas mãos? O medo é real!

Mas os ataques não estão a ser feitos apenas pela Intel, a Qualcomm também decidiu apontar as armas à Google!

A Qualcomm é inegavelmente um dos pesos mais pesados do mundo mobile, marcando presença na grande maioria dos aparelhos Android que podemos comprar em qualquer loja física ou online.

No entanto, é também uma empresa que nunca conseguiu igualar os níveis de performance dos processadores da Apple, e pelos vistos, está agora com medo que o mesmo se repita com a Google. É que ao contrário da Apple, que guarda os seus designs para os seus próprios produtos, a Google pode vender os seus novos processadores às restantes fabricantes do mundo Android. Más notícias para a Qualcomm, não é verdade? Especialmente quando temos em conta o poderio financeiro da Google.

Aliás, até a própria Samsung parece estar disposta a abandonar os processadores Qualcomm Snapdragon para apostar a sério nos seus próprios Exynos. Agora com gráficos AMD Radeon RDNA 2.

Em suma, o mundo mobile está a fervilhar! Muita coisa pode mudar nos próximos tempos!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também