O departamento de marketing da Intel continua na sua longa e difícil missão de tentar convencer os consumidores que os Core 10000 são mesmo a melhor escolha possível para a construção de um novo PC. Assim, para comprovar isso, foram agora lançadas novas comparações entre os recentes Intel Core i7-10700K e AMD Ryzen 3900XT.
A ideia é apresentar benchmarks que demonstrem performance real entre os dois produtos. Especialmente no mundo gaming, onde a Intel continua a afirmar que é capaz de oferecer a melhor performance ao melhor preço.
Intel afirma que é mais barata em relação à AMD! (10700K vs 3900XT)
Portanto, os novos slides com testes de performance real foram recentemente apresentados pela departamento de marketing da Intel. O que curiosamente até vai contra o que o CEO da empresa disse recentemente, quando afirmou que os benchmarks não são de todo a melhor maneira de quantificar a performance de um processador ou plataforma.
Ainda assim, depois de várias comparações simplesmente ridículas no passado, a Intel parece estar agora a fazer um esforço para comparar produtos dentro da mesma gama de preços.
Ao fim ao cabo, a comparação consiste num ‘versus’ entre o Core i7-10700K com 8 núcleos e 16 threads vs o AMD Ryzen 9 3900XT com 12 núcleos e 24 threads. Dito isto, a Intel afirma que o seu CPU é mais barato ao custar 387$ no mercado Norte-americano. Isto enquanto o 3900XT é encontrado a 499$.
(Curiosamente, a Intel opta pelo 3900XT em vez do quase igual e mais barato 3900X, mas ok…)
Ao que tudo indica, as plataformas de teste são virtualmente as mesmas, ao contar com uma NVIDIA RTX 2080 Ti e 16GB de memória. Afinal, até as frequências da RAM estão mais ou menos alinhavadas para ambas as máquinas, visto que a plataforma AMD consegue oferecer mais performance com RAM mais rápida. (2933MHz vs 3200MHz)
Entretanto, ao nível da performance em jogo, a Intel decidiu testar cerca de 30 jogos muito populares no mercado. Salientando 5 jogos em que consegue uma vantagem de dois dígitos percentuais. Ora veja:
- 23% mais rápido no Total War: Warhammer 2
- 17% mais rápido no Leauge of Legends
- 15% mais rápido no Monster Hunter World: Iceborne
- 14% mais rápido no Rocket Leauge
- 12% mais rápido no War Thunder Tank Battle
Além destes 5 jogos com grandes margens para o lado da Intel, a empresa também decidiu testar outros jogos. Ora veja:
Muito resumidamente, não é novidade para ninguém que a gigante azul ainda é a rainha da performance gaming! Mas…
O que a empresa falha em informar, é que um CPU não serve apenas para jogos.
Especialmente algo como o 3900XT, que conta com 12 núcleos e 24 threads. Estamos a falar de um CPU capaz de oferecer melhor performance em produtividade, workloads, mas também para o caso de querer jogar em fazer stream ao mesmo tempo.
Isto já para não falar que a recente gama XT da AMD não chegou ao mercado com um preço extremamente apelativo… Visto que apenas oferece um acréscimo de 5% de performance em relação aos CPUs originais, isto enquanto o preço subiu entre 10~15%.
Em suma, se por acaso quer montar um PC apenas e só para os jogos, é inegável que a Intel tem ainda uma vantagem neste mundo. Em suma, algo que não precisava de ser apontado pela Intel numa comparação que não faz grande sentido nesta altura do campeonato. No entanto, tudo isto poderá mudar nos próximos meses, quando a AMD lançar os seus novos Ryzen baseados na arquitetura Zen 3.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!