De acordo com a TendForce, a Intel viu-se novamente obrigada a adiar o lançamento dos seus novos processadores Core 14000, que deveriam ser lançados algures na primeira metade de 2023.
Ao que tudo indica, com esta mudança de planos, a próxima geração de processadores Intel, apenas deverá chegar às prateleiras no final do próximo ano. Isto, se tudo correr bem, claro está.
Na verdade, isto não é o fim do mundo para a Intel, que está neste momento a preparar-se, e bem, para rivalizar com a AMD no mundo dos processadores! (Core 13000 vs Ryzen 7000). Na verdade, até podemos dizer que seria um pouco ambicioso lançar toda uma nova geração de processadores ‘apenas’ 6 meses depois.
O problema no meio de tudo isto, é que a situação está a arruinar os planos da TSMC para os próximos tempos, devido à incapacidade de arranjar novos clientes, no imediato, para o processo topo de gama de 3nm.
Intel adiou os seus Core 14000, e deu cabo dos planos da TSMC
Portanto, ao que tudo indica, a Intel cancelou a grande maioria das encomendas de produtos assentes nas linhas de 3nm da TSMC. O que por sua vez deixou a gigante dos semicondutores um pouco “à rasca”. Afinal de contas, a única grande fabricante da indústria a querer mais quota de produção nestas linhas é a Apple, mas a gigante Norte-Americana já tem mais do que o suficiente para os planos a curto/médio longo prazo.
Afinal de contas, as outras grandes clientes, onde temos de incluir a AMD, a MediaTek, a Qualcomm, e claro, a NVIDIA, nenhuma delas tem interesse no processo no imediato. Provavelmente apenas em 2024.
Ou seja, a TSMC vê-se assim com 6 meses de produção adiados, e ninguém para preencher este vazio. Sendo exatamente por isso que o investimento nestas linhas vai ser substancialmente mais baixo numa primeira fase, e pelos vistos, as expetativas financeiras também terão de ser revistas para o próximo ano.
Ainda existe a possibilidade de a Intel utilizar este processo de produção como ‘backup’, caso a passagem para o Intel 4 falhe… Mas isso é um grande tiro no escuro, devido à complexidade que é mudar designs à última da hora, para processos de produção tão diferentes.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!