Intel acusada de roubar tecnologia de produção (22nm, 14nm e 10nm)

Hoje ficámos a saber que a Intel ‘alegadamente’ infringiu patentes FinFET da Microelectronics Institute of the Chinese Academy of Sciences. Dito isto, caso não saiba o que é a tecnologia ‘FinFET’, estamos basicamente a falar de um tipo de transístor 3D, que por sua vez serve como base da produção de semi-condutores.

Ao fim ao cabo, este é o design de gates mais popular do mercado, sendo muito utilizado no processo de 14nm, 10nm e 7nm… Especialmente pela Intel.

10900k, intel, i9

Portanto, no dia 28 de Julho, o comité que assegura o controlo das patentes registadas, recebeu uma queixa de violação da patente 201110240931.5, normalmente conhecida como patente FinFET. Um documento registado em 2011 pela Chinese Academy of Sciences, e que pelos vistos foi violado pela Intel.

Entretanto, a entidade Chinesa está a pedir 200 milhões de yuan, o que basicamente se traduz em 28 milhões de dólares. Dito isto, apesar desta quantia não parecer nada de especial na indústria, a verdade é que esta violação poderá dar dores de cabeça sérias à Intel, visto que é algo realmente importante… Ao fim ao cabo, todos os semi-condutores da Intel usam tecnologia FinFET, por isso, se a coisa for verdade, a violação será massiva.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


(Especial) O que se passa com a Intel? Acabou a invencibilidade?

Não foi assim há tanto tempo que a Intel dominava o mercado de processadores com uma autêntica mão de ferro, isto ao mesmo tempo que a AMD se focava apenas e só em ser uma alternativa budget. Aliás, se por alguma razão perguntasse a algum especialista o que achava da gigante dos processadores Intel há 4 ou 5 anos, este provavelmente diria que era uma empresa invencível sem qualquer sombra de concorrência em vários mercados.

Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante que tinha 99% do mercado de Centro de Dados, 90% do mercado de CPUs Desktop! Além de tudo isto, também estava a fazer jogadas para se meter noutros mercados como o de placas gráficas, e também estava a desenvolver novos tipos de arquitecturas.

Um domínio e invencibilidade que pelos vistos foi posto no caixote do lixo… Enfim, algo de muito errado se passa com a Intel.



Leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também