Como deve saber, a Intel passou um mau bocado com o desenvolvimento e lançamento do afamado processo de 10nm. Muitos foram os adiamentos, e na verdade, esta foi muito provavelmente uma grandes causas pela qual a Intel começou a perder quota de mercado para a rival AMD, que entretanto, apostou forte e feio nos seus processadores Ryzen, baseados nas linhas de produção da TSMC.
Pois bem, depois das dificuldades, vem a bonança! A Intel está aparentemente à frente da sua própria calendarização, para o lançamento de um dos seus processos mais avançados, e mais esperados.
Abram alas para o processo Intel A18, que já vai trazer para o mercado chips de 1.8nm.
Intel tem processo 18A (1.8nm) está avançado!
Portanto, segundo os mais recentes leaks e rumores, a Intel está a dar tudo o que tem no desenvolvimento de novos processos (e técnicas) de produção, o que por sua vez está a dar frutos. Ao fim ao cabo, no futuro, a Intel não vai apenas produzir para si própria! Quer ser uma espécie de rival à TSMC e Samsung, ao abrir as portas a várias parceiras.
Como é óbvio, para isso acontecer, com sucesso, é preciso ter linhas de produção extremamente apelativas, e eficientes. O que pelos vistos, está mesmo prestes a acontecer no lado da Intel.
Assim, depois dos 10nm finalmente chegarem ao mercado, a Intel está agora a preparar a chegada do processo Intel 4 (7nm), ainda em 2022, com planos para lançar um novo processo de produção, todos os anos. Na verdade, é uma espécie de corrida de vida ou de morte para a Intel, tal é o nível de investimento da Samsung e TSMC neste campo.
Entretanto, antes do Intel 18A, ainda vamos ter o Intel 7 (2022), Intel 4 (2023), Intel 3 e ainda o Intel 20A. O Intel 18A deveria ser uma realidade apenas em 2025/2026. No entanto, esta calendarização, que verdade seja dita, deixa pouco espaço para falhas, além de estar a ser cumprida, está até a apresentar resultados acima do esperado. Ao fim ao cabo, existe agora a possibilidade de os 1.8nm da Intel começarem a ser produzidos ainda em 2024 (fim do ano).
O que tem isto de especial? Bem… Se tudo correr como está planeado. Todo este esforço vai fazer com que a Intel comece a morder os calcanhares da gigante TSMC já em 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!