Se instalou isto no seu Windows tenha muito cuidado!

É preciso muito cuidado com o que instalamos. Dito isto, um script bastante popular do Windows 11 utilizado para adicionar a Google Play Store do Android infetou secretamente os utilizadores. Isto com scripts maliciosos, extensões do Chrome e potencialmente outras ameaças. Dito isto se instalou esta ferramenta no Windows tem mesmo de ter muito cuidado!

Quando o Windows 11 chegou em Outubro chegou com um grande brinde. Ou seja, a Microsoft anunciou que que os utilizadores instalassem nativamente aplicações Android diretamente no Windows.

Se instalou isto no seu Windows tenha muito cuidado!

Claro que numa fase inicial ficámos todos ansiosos por isto. Afinal de contas era como ter o melhor dos dois mundos. No entanto quando a versão preview do Android para Windows 11 chegou em fevereiro, houve alguma desilusão. Isto por não termos o Google Play e estarmos presos à Amazon App Store.

Claro que havia formas se fazer o carregamento de apps de outra forma, ou seja, via sideload. No entanto era pouco prático. Assim as pessoas começaram à procura de outras formas de terem a Google Play Store no Windows 11. O problema é que isto deu origem a uma surpresa desagradável.

Nessa altura alguém lançou uma nova ferramenta chamada Windows Toolbox no GitHub com uma série de funções, incluindo a capacidade de tirar o lixo do Windows 11, ativar o Microsoft Office e o Windows e instalar a Google Play Store no Android.

Entretanto pelas suas características ele foi rapidamente promovido.

No entanto, o site Bleeping Computer refere que o Windows Toolbox é na verdade um Trojan que executa uma série de scripts PowerShell de forma escondida para fazer uma série de maldades aos computadores.

Embora o script do Windows Toolbox faça tudo o que está descrito no GitHub, ele também contém código ofuscado que descarregava scripts e infetava os computadores.

Se correu alguma coisa destas no passado então verifique se tem estes ficheiros no sistema

C:\Windows\security\pywinvera, C:\Windows\security\ pywinveraa, and C:\Windows\security\ winver.png.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também