A Google apresentou recentemente muitas novidades ao mundo, algumas das quais já falámos na Leak. Exemplo disso foi o Chromecast com o Google TV. Um Chromecast especial que veio com um controlo remoto e corre uma versão especial do Android TV. Agora a grande novidade é que graças a um excelente tutorial é possÃvel colocarmos esta interface em qualquer equipamento Android TV. E acredite, vale mesmo a pena. Veja como se instala o Google TV em qualquer dispositivo Android TV.
Instale o Google TV em qualquer dispositivo Android TV!
É verdade que com o passar do tempo é provável que esta interface chegue a todos os dispositivos, inclusive os mais antigos. No entanto, como deve imaginar, isto vai levar muitos meses.
A mudança mais assinalável é a alteração no ecrã principal. Aliás temos uma unificação de diversos serviços, o que é sem dúvida muito bom. Agora e para que não tenha de esperar que tudo isto chegue ao seu dispositivo, eis que já o consegue fazer com umas simples aplicações.
No entanto, antes de começar, tenha em atenção que é necessário um requisito. Na prática que a sua TV ou box esteja a correr a versão 9 do Android ou superior. Pode verificar isto indo a Definições, Preferências do Dispositivo, Acerca de (Sobre), Versão.
Entretanto saiba também que a interface é composta por duas aplicações.
Assim temos o launcher, propriamente dito, e uma aplicação em separado que trata das funções de pesquisa. As duas estão disponÃveis para download no tutorial.
Com as duas apps já colocadas no dispositivo terá de ativar as opções de programador e ativar o debug por rede de forma a que possa executar comandos ADB. É verdade que isto parece complicado, mas quando estiver a seguir o tutorial verá que está tudo bem explicado.
Uma coisa é certa. Não vai levar muito tempo até poder começar a utilizar a nova interface. E não se esqueça que um ponto importante é remover o launcher atual para que não colida com o novo.
Entretanto o botão Home do dispositivo Android TV vai levá-lo para o ecrã home e o separador de pesquisa deverá funcionar como se espera. Ainda assim não terá direito ao menu de definições e o desempenho pode não ser sempre o melhor. No entanto, também pode ser. Varia sempre de dispositivo para dispositivo. Apenas poderá não funcionar tão bem em hardware mais antigo.
Veja o tutorial aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!