O Instagram está a levar o TikTok muito a sério e como tal vai fazer grandes mudanças. Isto significa que o Instagram passa a ser o TikTok nas stories. É algo de que até já se tinha falado no ano passado mas só agora começou a aparecer a mais utilizadores. Quem revelou isto foi o site 9to5Mac que detetou esta novidade.
Atenção! Instagram passa a ser o TikTok nas stories! Concorda?
É uma coisa que nem todas as pessoas vão gostar. No entanto, vai mesmo para a frente. As stories no Instagram vão mudar e passam a ser iguais ao TikTok. Ou seja, teremos um scroll vertical em vez de horizontal.
Os testes, para já, começaram na Turquia. O funcionamento é mesmo igual ao do TikTok. Surgem as histórias e depois temos de arrastar para cima. Ou seja, tal como acontece na rede social da gigante chinesa.
🚨 Instagram is testing a vertical swipe stories feed in Turkey
h/t @yousufortaccom pic.twitter.com/KdJa9CTnTl
— Matt Navarra (@MattNavarra) January 12, 2022
Para além disso esta novidade também já está a ser vista em alguns contas no Brasil. Ou seja, a disponibilização parece ser mesmo global.
Mas há outra novidade que aproxima ainda mais o Instagram do TikTok. É que as Stories serão mais baseadas em vídeos do que em imagens estáticas.
Mas o Instagram não é a única rede a basear-se no TikTok.
O Spotify também se foi lá inspirar e resolveu testar em Novembro uma nova função chamada Discover, ou em português, descobrir.
Esta novidade permite aos artistas publicarem vídeos verticais das suas músicas e que os utilizadores descubram novos temas mais facilmente. É sem dúvida uma função muito interessante.
A nova funcionalidade Spotify Discover foi descoberta por Chris Messina na mais recente versão beta para iOS. O novo botão Discover está localizado entre os botões Início e Procura. Quando abrimos esse separador temos acesso a um feed de vídeo ao estilo TikTok com artistas e as suas canções. Entretanto pode colocar um gosto na música tocando no ícone do coração ou premindo o botão de três pontos para obter mais informações.
Em resposta ao site TechCrunch, o Spotify recusou-se a comentar se a nova função vai entrar na versão oficial da app ou se será totalmente abandonada.
O novo Discover pode revelar-se muito útil para os artistas, pois permite adicionar vídeos às canções sem a necessidade de estarem a produzir um videoclipe caro. Entretanto isto também vai permitir ao Spotify diferenciar-se do principal concorrente, o Apple Music, uma vez que este não tem uma secção de feed de vídeo.
Esta não é a primeira vez que alguns artistas apostam em vídeos verticais. Billie Eilish já aderiu a isto e publicou um vídeo vertical da sua música bad guy em agosto de 2019.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!