Infelizmente, ter uma grande quantidade de dados móveis disponÃveis no nosso tarifário em Portugal é ainda algo um tanto ou pouco caro. Além disso, caso ultrapasse os “gigas” que a sua operadora fornece, é bem provável que tenha uma má notÃcia da próxima fatura. Especialmente nos tempos que correm, em que os tarifários jovem que tinham apps “que não contavam” para o plafond desapareceram.
Devido a tudo isto, é obviamente uma excelente ideia ter noção da quantidade de dados que plataformas como o Instagram gastam ao longo do tempo.
- LINK
Instagram: Tem ideia dos dados móveis que gasta?
Portanto, por enquanto, andar a fazer scroll pelo Instagram não é fatal para o seu plafond de dados. Porém, com o aumento do número de vÃdeos no feed, é inegável que a app está a gastar muitos mais dados nos últimos tempos.
Dito isto, segundo vários testes, o Instagram usa cerca de 65MB por 10 minutos de uso. Em média, isto significa que cada pessoa usa entre 400MB e 600MB de dados numa hora. Como é óbvio, isto irá sempre depender do seu próprio feed, e qualidade das imagens que são postas na rede social. (Existem modos de Economia de Dados em todas as redes sociais!)
No meu caso, costumo gastar entre 5 e 7GB de dados móveis através do Instagram ao longo do mês.
Há que ter em conta que estes números são para uma única app. Para os seus dados móveis totais, para o mês todo, tem ainda de juntar o WhatsApp, o Facebook e até o TikTok. (Entre outras apps!)
Dito isto, se tem medo do consumo exagerado destas apps, todas elas têm modos “económicos” de consumo de dados disponÃveis. Além disso, seja o seu smartphone Android ou iOS, também tem disponÃvel funcionalidade de contagem de tráfego, seja total ou App a App. Faça as contas, e ligue os modos de poupança de dados móveis se necessário.
Antes de mais nada, acha que os atuais plafonds dos tarifários nacionais estão nivelados para o consumo que fazemos, e para a carga de dados que as apps representam em 2023? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!