Tem um filho (ou filha) menor, e está constantemente com medo daquilo que este ou esta anda a meter nas redes sociais? Pois bem, pelos vistos não está sozinho! Afinal de contas, a equipa de desenvolvimento do Facebook decidiu lançar uma versão do Instagram para menores de 13 anos.
Porquê? É simples, todos os menores que realmente querem uma conta no Instagram, apenas precisam de mentir na verificação de idade.
Instagram Kids? Versão para menores a caminho do mercado
Portanto, a ideia do Facebook não é limitar os utilizadores, mas sim oferecer uma plataforma mais segura e simples, para os mais jovens terem o seu primeiro ‘gostinho’ deste mundo.
Sabia que Facebook e Instagram está interdito a menores de 13 anos? Sim! Mas a verificação é muito pouco eficaz
Se tem mais ou menos a minha idade (~30 anos), é muito provável que tenha tentado entrar em sites quando era mais jovem, que lhe perguntavam a idade, com o objetivo de saber se tinha menos de 18 anos de idade. Pois bem, como é óbvio, meti sempre uma data qualquer que me permitisse entrar. Aliás, por vezes, até acho que passei esta ‘barreira’ com 100 anos ou mais em cima. E claro, como é óbvio, é exatamente isso que os jovens de hoje em dia também fazem.
Curiosamente, além do Instagram Kids, parece que o Facebook também está a desenvolver uma tecnologia IA para perceber a idade de um utilizador quando este se inscreve na plataforma. (Mas é provável que os dados necessários sejam mais que muitos, e que seja algo que entra dentro da segurança e privacidade do utilizador.)
Dito tudo isto, parece que o Instagram Kids vai ser uma versão ‘slim’ da rede social, com um grande controlo parental, um pouco como o já lançado Messenger Kids, que foi desenhado para crianças entre os 6 e 12 anos.
Em suma, hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais enraizada nas nossas vidas, é completamente normal ter jovens prontos a entrar nas redes sociais para manter o contacto com os seus amigos. Especialmente nesta altura pandémica, em que as escolas e associações desportivas se encontram encerradas. Por isso, em vez de proibir, talvez seja boa ideia arranjar alternativas viáveis.
Contudo, se me perguntarem se estas plataformas irão ter algum sucesso, e que os ‘putos’ vão deixar de enganar as verificações de idade… Diria que muito provavelmente não. Até porque na minha opinião, uma criança não deve ser controlada 100% do tempo, mas sim bem educada para ter cuidado neste mundo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!