Como noticiámos ontem, o Instagram mudou de forma muito significativa, especialmente na parte da conversação. Agora, além de um aspeto visual um pouco mais ‘Facebookiano‘, temos também acesso a “Estados”, que inicialmente parecia algo um pouco estranho, mas que pelos vistos, até está a ter alguma adesão por parte dos utilizadores.
Porém, sabe o que é realmente curioso no meio disto tudo? É que esta brincadeira dos estados é mais velho que a Maria Caxuxa! O Windows Live Messenger (O velho MSN Messenger) já tinha algo muito similar, onde até era possível partilhar a música que estava a ouvir em dado momento.
Estamos a voltar atrás? A reaproveitar ideias do passado?
Instagram foi buscar inspiração ao MSN Messenger!
Muito honestamente, estou cada vez mais convencido que o MSN Messenger foi o pico do mundo da conversação online. O velhinho programa era capaz de fazer tudo, ou quase tudo, isto numa altura em que o smartphone era ainda apenas uma ideia num quadro. Onde claro está, temos de incluir os estados (Status).
Aliás, na altura do Windows Live Messenger, era até possível meter a música que estávamos a ouvir de momento, como o nosso estado. (Belos tempos, de música super emo, para fazer passar o nosso estado espírito aos nossos amigos!)
Isto acaba por ser muito curioso, porque o Windows Live Messenger desapareceu, há uns quantos anos, com o aparecimento e explosão de popularidade do Facebook. Uma plataforma, que de forma muito curiosa, tinha um sistema de conversação extremamente limitado.
Agora, o Instagram parece ser a plataforma de conversação preferida dos utilizadores, sendo também uma plataforma extremamente limitada comparativamente ao Facebook Messenger, e até ao WhatsApp. Sendo exatamente por isso que a Meta está agora a apostar na componente da conversação do Instagram.
Mas… Isto levanta uma questão… Os utilizadores preferem algo simples? Que apenas funcione? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!