O mundo da Meta, ou seja, das redes sociais pertencentes ao ecossistema Facebook, está em constante evolução, ao receber novos designs, novas funcionalidades, entre outras coisas, quase todas as semanas.
No entanto, como deve saber, nem toda a evolução é uma boa evolução. Um excelente exemplo disso mesmo é o Instagram… Uma plataforma, que outrora foi capaz de quebrar o domÃnio do velho Facebook, mas que agora, parece apenas e só uma sombra daquilo que já foi.
O Instagram está a perder força para o TikTok, uma plataforma do tipo rede social, que até está a bater o pé à gigante Google. No entanto, tudo isto levanta uma questão muito importante.
Será que o Facebook está a matar o Instagram?
Instagram está a evoluir, mas será que para pior?
Portanto, o Facebook sempre teve uma mania ‘feia‘ na sua perseguição ao sempre desejado sucesso. Afinal, cada vez que existe uma nova funcionalidade ou tendência na Internet, o Facebook (agora Meta) tenta comprar a empresa que a criou, ou, se falhar essa tentativa, imita essa mesma funcionalidades o mais rapidamente que conseguir.
Foi assim que o Facebook comprou o Instagram, mais tarde imitou o Snapchat, e claro, mais recentemente, começou também a imitar o TikTok.
No entanto, com a chegada do TikTok, parece que as coisas mudaram um pouco para o Facebook, e para todas as suas redes sociais e plataformas mobile. O TikTok não está à venda, e ao que tudo indica, a imitação também não está a ter um grande sucesso.
Afinal de contas, é cada vez mais óbvio que o TikTok veio revolucionar a forma como consumimos conteúdo na Internet. Afinal de contas, hoje em dia, os mais jovens nem vão ao Google ver sÃtios novos e interessantes para ter as suas refeições… Vão ao TikTok!
O mundo está mesmo a mudar, sendo exatamente por isso que o Facebook está a tentar reinventar-se para continuar relevante. Como? Ao imitar o TikTok, como é óbvio. Mas enquanto isso faz sentido para a velha plataforma azul, que tem estado a cair no esquecimento, e neste momento, é maioritariamente populado por utilizadores mais velhos, parece ser uma jogada que faz pouco sentido para o Instagram.
Aliás, na opinião de muitos utilizadores, as muitas tentativas de fortalecer o Instagram, apenas o estragaram para o seu público alvo, os mais jovens.
Ou seja, neste momento, com toda a força que o TikTok está a ganhar. Não seria de admirar ver o mesmo fenómeno que vimos no Facebook, a acontecer agora com o Instagram. Mas aqui, a culpa não é das tendências, ou do tempo… A culpa é mesmo do Facebook, que não sabe o que está a fazer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o Instagram vai cair no esquecimento? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!