A maioria das pessoas vai às redes sociais para se distrair e passar um bom bocado. No entanto sem se aperceber elas podem estar a ter o efeito oposto. De facto, um novo estudo revelou que o Instagram e o TikTok estão a deixar-nos miseráveis e pobres. Entretanto, o maior problema é que nem sequer nos apercebemos disto. Para além disso, também não damos conta que muitas das compras que fazemos, devem-se ao facto de termos sido influenciados por estas redes sociais. Em muitos casos, nem sequer precisávamos do que acabámos de comprar o que pode ter um impacto negativo no nosso orçamento mensal.
Instagram e TikTok estão a deixar-nos miseráveis e pobres
Este estudo foi feito pela Bankrate e as conclusão são no mínimo interessantes. Assim quase metade dos millennials e utilizadores da geração Z sentem-se afetados ao nível das finanças e aparência quando vêem as publicações de outras pessoas.
O estudo sublinha que os feeds estão a prejudicar a capacidade dos utilizadores gerirem o seu dinheiro corretamente. Assim 64% dos adultos norte-americanos inquiridos afirmam que se arrependeram de ter comprado pelo menos um produto que viram nas redes sociais.
Entretanto os utilizadores mais jovens das redes sociais também disseram à Bankrate que querem parecer bem-sucedidos nas redes sociais. Entretanto 46% dos utilizadores da Gen Z admitiram ter publicado coisas nas redes sociais para “parecerem bem-sucedidos aos olhos dos outros”.
Ted Rossman, um especialista em questões de crédito, explicou que “os influenciadores desempenham um papel importante na pressão para fazer compras por impulso nas plataformas das redes sociais. Muitas pessoas sentem que podiam ser tão glamorosas com as outras se tivessem comprado aquele fato de banho ou um par de sapatos.
E acrescenta: “à medida que percorremos os nossos feeds, podemos ter ciúmes do que as outras pessoas têm. Podemos sentir que podemos superar isso com gastos excessivos para apresentarmos uma versão irrealista de nós mesmos, que esperamos que impressione os outros.”
De facto, as redes sociais podem ter um bom efeito como elemento de distração, mas…
Seja como for, elas têm consciência que é necessário estabelecer limites. Dito isto, o Instagram como o TikTok adicionaram funcionalidades de bem-estar digital para incentivar uma relação mais saudável entre os seus utilizadores e as suas apps.
Por exemplo, em junho, o TikTok introduziu uma ferramenta que dá aos utilizadores lembretes regulares caso as pessoas estejam a passar muito tempo na app.
Entretanto, o Instagram também tem controlos parentais que permitem às pessoas definir os limites diários de tempo para os seus filhos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!