Instagram só está de amores com os dobráveis Galaxy Z Fold

O Instagram é uma das plataformas sociais mais populares do mundo, mas há muito que não tem uma interface para tablets e outros ecrãs maiores. Isso está finalmente a mudar, mas o novo visual do Instagram para ecrãs grandes parece estar apenas disponível nos dobráveis Galaxy Z Fold.

Instagram só está de amores com os dobráveis Galaxy Z Fold

Lançado nas últimas semanas, o Instagram para Android aposta agora numa nova interface para ecrãs maiores que está melhor otimizada para aproveitar as vantagens do espaço extra.

O novo layout deixa o Stories no topo da interface do utilizador e expande o feed para ambos os lados do ecrã. Isto ao mesmo tempo em que garante que os Reels continuam com uma proporção fixa com barras pretas para preenchimento. A principal mudança é que agora a aplicação integra um sistema de navegação montado na lateral. Enquanto o Instagram normalmente mostra botões para a página inicial, pesquisa, nova publicação, Reels e seu perfil ao longo da barra inferior, a nova barra lateral da interface adiciona notificações e DMs a essa lista.

Fonte: 9to5Google

O novo visual é muito melhor no Galaxy Z Fold 5 (e, por sua vez, no resto da série Fold), mas está a ser implementado muito lentamente como refere o site 9to5Google.

Esta atualização apareceu pela primeira vez alguns dias após o anúncio do Samsung Fold 5. No entanto, apesar da rápida disponibilização a implementação está a ser a conta gotas. Entretanto também parece que esta nova IU é exclusiva da série Galaxy Z Fold, uma vez que não está a aparecer no Pixel Fold da Google ou em qualquer outro equipamento.

A Google quer um melhor suporte para ecrãs grandes. É bom ver que o Instagram está empenhado nisto. Entretanto um aspeto curioso é chegar ao mundo Android em primeiro lugar. Isto quando os utilizadores do iPad já pedem o mesmo há muito tempo. Essa interface parece que se traduziria muito bem em tablets, mas não está claro se o Instagram vai conseguir fazer isso.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também