O algoritmo atualizado do Instagram está a revelar-se um pesadelo para as contas agregadoras. De facto, esta plataforma introduziu um novo sistema de ranking que dá prioridade aos criadores de conteúdos originais em vídeos em relação aos republicados de outras plataformas, como o TikTok. Isto faz algum sentido, até porque a concorrência está mesmo a apertar. Para além disso, o que queremos ver são conteúdos originais e não mais do mesmo que já tínhamos visto no Facebook ou no TikTok. É por este motivo que o Instagram causou uma dor de cabeça aos criadores de conteúdo, mas só para alguns. É que outros esfregam as mãos de contentes.
Instagram acaba de trocar as voltas aos criadores de conteúdo
Adam Mosseri, responsável pelo Instagram, anunciou esta novidade há alguns dias no Twitter. Foi aí que afirmou com todas as letras que esta mudança “está especificamente focada na ideia de originalidade”.
“Os criadores são importantes para o futuro do Instagram, e queremos garantir que eles são bem sucedidos e conseguem obter todo o crédito que merecem” afirmou o responsável por esta plataforma.
A mudança de ranking destaca as publicações originais mais do que vídeos copiados. Em teoria, isto deve aumentar a visibilidade dos conteúdos originais nos feeds e reels do Instagram.
“Se criarem algo do zero, devem receber mais crédito do que se estiverem a partilhar algo de outra pessoa”, explicou Mosseri.
O algoritmo atualizado é uma extensão dos esforços do Instagram para desencorajar a partilha de vídeos republicados de outras aplicações, incluindo o TikTok. Como resultado, os seus algoritmos vão estar atentos a marcas de água de terceiros e despromover de algum modo esses conteúdos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!