Instagram acaba de trocar as voltas aos criadores de conteúdo

O algoritmo atualizado do Instagram está a revelar-se um pesadelo para as contas agregadoras. De facto, esta plataforma introduziu um novo sistema de ranking que dá prioridade aos criadores de conteúdos originais em vídeos em relação aos republicados de outras plataformas, como o TikTok. Isto faz algum sentido, até porque a concorrência está mesmo a apertar. Para além disso, o que queremos ver são conteúdos originais e não mais do mesmo que já tínhamos visto no Facebook ou no TikTok. É por este motivo que o Instagram causou uma dor de cabeça aos criadores de conteúdo, mas só para alguns. É que outros esfregam as mãos de contentes.

Instagram acaba de trocar as voltas aos criadores de conteúdo

Adam Mosseri, responsável pelo Instagram, anunciou esta novidade há alguns dias no Twitter. Foi aí que afirmou com todas as letras que esta mudança “está especificamente focada na ideia de originalidade”.

“Os criadores são importantes para o futuro do Instagram, e queremos garantir que eles são bem sucedidos e conseguem obter todo o crédito que merecem” afirmou o responsável por esta plataforma.

Instagram criadores conteúdo

A mudança de ranking destaca as publicações originais mais do que vídeos copiados. Em teoria, isto deve aumentar a visibilidade dos conteúdos originais nos feeds e reels do Instagram.

“Se criarem algo do zero, devem receber mais crédito do que se estiverem a partilhar algo de outra pessoa”, explicou Mosseri.

Instagram criadores conteúdo

O algoritmo atualizado é uma extensão dos esforços do Instagram para desencorajar a partilha de vídeos republicados de outras aplicações, incluindo o TikTok. Como resultado, os seus algoritmos vão estar atentos a marcas de água de terceiros e despromover de algum modo esses conteúdos.

Esta é a mais recente alteração ao algoritmo da Meta após o regresso dos feeds cronológicos em março.
O Instagram também melhorou a identificação das pessoas. Embora os utilizadores fossem capazes de marcar pessoas nas suas publicações, apenas os nomes das suas contas apareciam nas etiquetas. Entretanto, os proprietários de contas podem agora editar os seus perfis e adicionar categorias com base nas suas atividades ou profissão. Estas categorias aparecerão então noutros posts onde forem marcadas.
Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também