O Instagram foi sempre ganhando muita popularidade enquanto aplicação de partilha de fotos. Isto desde que chegou em 2010. De facto, todas as pessoas se preocupam em impressionar os seguidores, em muitos casos com a ajuda das ferramentas de edição da aplicação. Mas o Instagram tem vindo a mudar ao longo do último ano. Já não está tão focada nas imagens e agora dá prioridade aos Reels. Para além disso mudou o seu algoritmo e aparência. O resultado é que os utilizadores do Instagram não estão felizes. De facto até já existe um movimento online para trazer o Instagram aquilo que era. Resta agora sabermos quem vai ganhar este braço de ferro e se o Instagram vai continuar a servir bitoques que é algo que todos comem, a um público que prefere picanha.
Instagram está a servir bitoques a quem quer picanha
De facto há muitas pessoas a reunir-se contra esta série de mudanças do Instagram. Sobretudo agora que está a empurrar conteúdos de vÃdeo numa tentativa de competir com o TikTok. Liderada pelo fotógrafo Tati Bruening, a petição para o Instagram voltar ao que era no Change.org tem atraÃdo a atenção e o apoio de criadores e celebridades. Entre elas estão as irmãs Kardashian-Jenner.
Além de trazer de volta um algoritmo que favorece as fotos, a petição quer que o Instagram traga de volta as cronologias, pare de imitar o TikTok e oiça os criadores.
Uma pessoa até percebe a tentativa de copiar o TikTok. É que esta rede social tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos anos. No entanto, pode não ser boa ideia concorrer desta forma.
É que podem perder o que já conquistaram e ainda não conseguirem vingar num mundo já dominado pelo TikTok.
Mas o que se está a passar com o Instagram?
O Instagram tem vindo a lançar um feed mais parecido com o TikTok desde o inÃcio de 2022, e os utilizadores estão a notar as mudanças. Como resultado, muitas pessoas sentem que as mudanças estão a transformar o Instagram em algo diferente do que costumava ser.
Por um lado pode haver a percepção que os conteúdos vÃdeo geram mais envolvimento. No entanto nem todos preferem vÃdeos a fotografias. Isto é o que se passa, por exemplo, com a Leak. Há muitas pessoas que preferem ver os conteúdos de tecnologia através de vÃdeos do YouTube. Outros preferem ler as notÃcias em sites.
Será que vai mudar alguma coisa?
A 26 de julho de 2022, o responsável do Instagram Adam Mosseri publicou uma resposta nas suas redes sociais. Num vÃdeo, Mosseri reiterou que apesar de continuar a apoiar as fotos, duplicou o esforço de investimento em conteúdos vÃdeo. Explicou que o foco nos conteúdos de vÃdeo é uma resposta aos interesses dos utilizadores, que estão a evoluir.
Face a esta resposta, é pouco provável que o Instagram mude de rumo e volte a dar prioridade às fotos. Ou seja, longe vão os dias em que o upload das fotos pode destacar-nos no Instagram. Para isso só apostando nos Reels.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!