Instagram está a servir bitoques a quem quer picanha

O Instagram foi sempre ganhando muita popularidade enquanto aplicação de partilha de fotos. Isto desde que chegou em 2010. De facto, todas as pessoas se preocupam em impressionar os seguidores, em muitos casos com a ajuda das ferramentas de edição da aplicação. Mas o Instagram tem vindo a mudar ao longo do último ano. Já não está tão focada nas imagens e agora dá prioridade aos Reels. Para além disso mudou o seu algoritmo e aparência. O resultado é que os utilizadores do Instagram não estão felizes. De facto até já existe um movimento online para trazer o Instagram aquilo que era. Resta agora sabermos quem vai ganhar este braço de ferro e se o Instagram vai continuar a servir bitoques que é algo que todos comem, a um público que prefere picanha.

Instagram está a servir bitoques a quem quer picanha

De facto há muitas pessoas a reunir-se contra esta série de mudanças do Instagram. Sobretudo agora que está a empurrar conteúdos de vídeo numa tentativa de competir com o TikTok. Liderada pelo fotógrafo Tati Bruening, a petição para o Instagram voltar ao que era no Change.org tem atraído a atenção e o apoio de criadores e celebridades. Entre elas estão as irmãs Kardashian-Jenner.

Além de trazer de volta um algoritmo que favorece as fotos, a petição quer que o Instagram traga de volta as cronologias, pare de imitar o TikTok e oiça os criadores.

Uma pessoa até percebe a tentativa de copiar o TikTok. É que esta rede social tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos anos. No entanto, pode não ser boa ideia concorrer desta forma.

É que podem perder o que já conquistaram e ainda não conseguirem vingar num mundo já dominado pelo TikTok.

Mas o que se está a passar com o Instagram?

O Instagram tem vindo a lançar um feed mais parecido com o TikTok desde o início de 2022, e os utilizadores estão a notar as mudanças. Como resultado, muitas pessoas sentem que as mudanças estão a transformar o Instagram em algo diferente do que costumava ser.

Por um lado pode haver a percepção que os conteúdos vídeo geram mais envolvimento. No entanto nem todos preferem vídeos a fotografias. Isto é o que se passa, por exemplo, com a Leak. Há muitas pessoas que preferem ver os conteúdos de tecnologia através de vídeos do YouTube. Outros preferem ler as notícias em sites.

Será que vai mudar alguma coisa?

A 26 de julho de 2022, o responsável do Instagram Adam Mosseri publicou uma resposta nas suas redes sociais. Num vídeo, Mosseri reiterou que apesar de continuar a apoiar as fotos, duplicou o esforço de investimento em conteúdos vídeo. Explicou que o foco nos conteúdos de vídeo é uma resposta aos interesses dos utilizadores, que estão a evoluir.

Instagram bitoques

Face a esta resposta, é pouco provável que o Instagram mude de rumo e volte a dar prioridade às fotos. Ou seja, longe vão os dias em que o upload das fotos pode destacar-nos no Instagram. Para isso só apostando nos Reels.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também