Em boa verdade, já estamos um pouco habituados a ver notícias sobre a Huawei e proibição da entrada de seus aparelhos, ou até mesmo hardware 3G/4G/5G nas infra-estruturas de vários países.
No entanto, mesmo após pressões vindas dos Estados Unidos, parece que a Inglaterra decidiu fazer a sua própria investigação, chegando à conclusão que é possível permitir a entrada da Huawei no país… No entanto, terão de existir algumas limitações.
Apesar da Huawei ter permissão para entrar na corrida ao 5G em Inglaterra, a tecnologia da gigante Chinesa, não irá ser instalada no núcleo da rede.
Portanto, a primeira ministra Theresa May já deu a luz verde à Huawei para começar as negociações! Mas, esta aprovação vem com as mesmas restrições que foram impostas há alguns anos.
A Huawei apenas poderá implementar o seu equipamento na borda da rede do país.
Como já mencionámos no passado, os serviços de segurança dos UK, descobriram algumas falhas no software da Huawei. Ainda assim, não existe qualquer ‘backdoor’ que possa ser configurada e utilizada pelo governo Chinês.
Por isso, o governo decidiu manter a relação com a Huawei, poupando cerca de 6.8 mil milhões de libras no processo.
Os Estados Unidos não deverão ficar muito felizes com esta decisão…
Alguns relatos, mencionam que a CIA tem provas de que a Huawei recebeu fundos vindos do governo Chinês, no entanto, parece que isso não teve grande peso na decisão de Theresa May.
Agora só nos resta esperar pela reação de Donald Trump e restante administração. (Que curiosamente, até vai visitar o território de sua majestade, em Junho)
Em suma, vai ser bastante interessante, perceber o que os restantes países Europeu irão fazer, depois desta decisão.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!