Inglaterra pode salvar Huawei nos Estados Unidos

Os Estados Unidos têm em mãos uma grande campanha contra a Huawei. Pelo menos, querem as soluções deste fabricante, bem longe. A propósito disto aconselharam os seus aliados a não utilizarem dispositivos da Huawei nas suas redes de telecomunicações. No entanto, historicamente, a Inglaterra não gosta muito de ir atrás de determinadas diretrizes só porque sim. Assim, o Reino Unido acredita que pode limitar quaisquer riscos na utilização de equipamentos da Huawei e como tal não os vai banir.

Braço de ferro entre a Inglaterra e Estados Unidos? 

Esta decisão pode levar outros líderes europeus a seguirem o mesmo exemplo e a utilizarem a tecnologia da empresa chinesa.

O Financial Times avançou com a notícia que o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido, parte do GCHQ, concluiu que os riscos que os equipamentos da Huawei poderão representar podem ser mitigados. A agência acredita que isso é possível através da restrição de algumas partes das redes 5G e através da utilização de vários fornecedores diferentes.

inglaterra pode salvar huawei nos estados unidos

Estávamos em novembro quando foi relatado que os EUA haviam entrado em contato com os seus aliados, aconselhando-os a não utilizarem componentes da Huawei na infraestrutura de telecomunicações. O governo tem vindo a acusar esta empresa de espionagem a mando da China.

Entretanto, as agências norte-americanas alertaram no ano passado os americanos para não usarem dispositivos da Huawei ou da ZTE, de modo a não ficarem sem os seus dados pessoais.

Mais tarde, a Austrália e a Nova Zelândia proibiram a Huawei de fornecer equipamentos para as suas redes 5G.

inglaterra pode salvar huawei nos estados unidos

Agora esta posição da Inglaterra pode mudar o jogo. Os líderes de outros países podem olhar para a posição do Reino Unido. Deste modo, começariam a utilizar equipamentos deste fabricante.

Para além disso, até podem influenciar os Estados Unidos. Isto se demonstrarem que é possível utilizar com segurança equipamentos chineses.

O que acha desta questão? A Inglaterra fez bem ou deveria ter acatado a decisão americana?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também