É boa ideia os influenciadores desativarem os comentários?

Já várias figuras públicas restringiram o acesso aos seus comentários nas redes sociais em resposta a críticas online, de forma temporária ou permanente. Esta decisão parece racional. É que as pessoas são frequentemente muito escrutinadas e desativar os comentários pode ser uma primeira linha de defesa para proteger a sua saúde mental. O problema é que tudo isto pode levar a consequências imprevistas! Assim é boa ideia os influenciadores desativarem os comentários?

É boa ideia os influenciadores desativarem os comentários?

O site HBR em sete estudos, descobriu que os influenciadores online, desde criadores de conteúdos digitais a celebridades que se tornaram influenciadores, são vistos como menos sinceros, simpáticos e persuasivos quando desativam os seus comentários nas redes sociais.

Nestas experiências, os participantes que viram publicações com comentários desativados classificaram o influenciador, em média, como menos sincero, simpático e persuasivo do que aqueles que viram as mesmas publicações com comentários ativados. Além disso, descobriram que os participantes estavam menos dispostos a envolver-se no marketing de afiliados dos influenciadores. Ou seja, quem restringe os comentários vai também, eventualmente, ganhar menos.

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Atualmente, o marketing de influenciadores está avaliado em 21,1 mil milhões de dólares e a perda de prestígio de um influenciador junto dos consumidores tem consequências significativas tanto para o influenciador como para as marcas com as quais estabelece parcerias.

Então como é que os influenciadores devem gerir as suas secções de comentários?

Compreender a importância de estar aberto ao feedback do público

Os consumidores sentem frequentemente que têm relações pessoais com os influenciadores, e alguns chegam mesmo a considerá-los amigos. Assim o estabelecimento de um sentimento de intimidade com os seus seguidores permite que os influenciadores ganhem a confiança do seu público e aumenta a sua capacidade de persuasão, mas estes benefícios vêm acompanhados de maiores expectativas por parte dos seus espectadores.

Os consumidores esperam que os influenciadores estejam abertos aos seus pensamentos, opiniões e feedback. As organizações registam uma melhor retenção e desempenho quando os funcionários se sentem capacitados para falar no trabalho. Os consumidores reagem aos influenciadores em linha de forma semelhante, dependendo do facto de poderem exprimir livremente a sua voz nas redes sociais.

A desativação dos comentários pode prejudicar a eficácia dos apoios dos influenciadores. Apenas 39% dos participantes concordaram em saber mais sobre a marca apoiada pelo influenciador. Isto quando os comentários estavam desativados, em comparação com 48% quando os comentários estavam ativos.

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Desativar os comentários é pior do que deixar os comentários negativos visíveis publicamente

Muitas vezes, o objetivo de desativar os comentários nas redes sociais é parar o ataque de feedback negativo. Especialmente após uma transgressão pessoal ou humilhação pública. À primeira vista, isto pode parecer uma estratégia sensata.

Talvez os influenciadores acreditem que estão a proteger a sua reputação de mais calúnias quando desactivam os comentários. No entanto, numa experiência, verificou-se o efeito oposto. Os participantes a quem foi mostrado um post com comentários desativados consideraram a figura pública 7% a 8% menos sincera, simpática e persuasiva do que aqueles a quem foi mostrado o mesmo post com comentários negativos de outros utilizadores.

Se estiver a precisar de uma pausa, seja transparente

É importante notar que os influenciadores online desativam os comentários nas redes sociais não só para evitar feedback negativo após um incidente específico, mas também para proteger o seu bem-estar. Felizmente, os consumidores podem ter empatia com essas necessidades. De facto, duas das experiências mostram que a reação contra a desativação de comentários é enfraquecida ou mesmo eliminada. Isto quando os influenciadores estão de luto por uma perda pessoal. É exemplo a morte de um animal de estimação da família, ou quando reconhecem de forma transparente a necessidade de fazer uma pausa para a saúde mental.

Entretanto os influenciadores são frequentemente alvo de negativismo em linha e a forma como respondem a este feedback pode ter ramificações importantes para as suas marcas pessoais e para a eficácia dos seus apoios a produtos. No entanto a desativação dos comentários nas redes sociais, pode prejudicar as principais vantagens dos influenciadores – a sua capacidade de persuasão, simpatia e sinceridade.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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