Como noticiámos há alguns dias atrás, a Google decidiu ‘matar’ os seus estúdios internos responsáveis pelo desenvolvimento e lançamento de jogos exclusivos para a plataforma de streaming Stadia.
Uma notícia que foi recebida com algum receio pelos jogadores, especialmente quem já está investido pela plataforma. Mas que aparentemente deixou completamente estupefacta a indústria dos videojogos… Onde claro está, temos de incluir os empregados da própria Google.
Afinal, alguns dias antes do anúncio oficial, o responsável máximo pelo Google Stadia (Phil Harrison), enviou um e-mail a todos os developers do estúdio, basicamente a dizer que estava tudo a correr bem, e que a Google mantinha o seu compromisso inicial.
Mas que belo e-mail…
Indústria não consegue acreditar no que a Google fez ao Stadia
Portanto, as notícias de que a Google iria fechar os seus estúdios de desenvolvimento caiu especialmente mal nos próprios developers do estúdio Stadia Games, especialmente de alguns dias antes, terem recebido um e-mail a trazer alguma confiança para o seu futuro.
A coisa foi tão surpreendente, que um dos developers da Stadia Games veio a público dizer:
- “Acho que as pessoas apenas querem saber a verdade. Apenas querem uma explicação de quem realmente manda. Não faz muito sentido começar este estúdio, contratar uma dezena de pessoas, e passado um ano, tudo termina. Não é verdade? É impossível fazer um jogo em apenas um ano… E nós tínhamos promessas para vários anos, algo que já não temos.”
Entretanto, segundo algumas fontes, parece que já existiam alguns indícios de que as coisas não andavam bem. E de forma bem curiosa, parece que o COVID-19 tem culpas no cartório.
Mas muito resumidamente, tudo indica que a Google decidiu voltar atrás, muito provavelmente quando percebeu o nível de investimento que seria necessário para ter um estúdio first-party competitivo. Por isso, decidiu cortar o mal pela raiz, antes de começar a investir dinheiro a sério.
Será que isto poderá afetar o Stadia a longo prazo? Provavelmente sim. Mas verdade seja dita, não existe ainda grande consenso na passagem para o Gaming via Streaming, por isso, talvez seja boa ideia para a Google corrigir alguns dos problemas da plataforma, antes de atirar milhões para exclusivos de qualidade, quando a Microsoft e Sony já têm tantos estúdios do seu lado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!